Patrulha Agrícola aumenta eficiência no campo

26/03/2015 11:01:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: João Barreto

Cerca de 350 produtores foram beneficiados, no ano passado, com o projeto

Os pequenos produtores rurais de Macaé aumentam a eficiência do plantio com a "Patrulha Agrícola", oferecida pela secretaria de Agroeconomia. Equipamentos como retroescavadeira e tratores facilitam o preparo do solo, semeadura de feijão, aplicação de calcário, drenagem e assistência técnica.

O agricultor Sirley Barcelos Fernandes, 54 anos, tem uma área de 9,5 hectares de terra no Assentamento Celso Daniel, localizado em Cabiúnas. Há oito anos, ele produz alface, couve, salsa, cebolinha, tomate, pimenta, melancia, milho e feijão. Toda a produção é direcionada para a merenda escolar e feira.



- Somos três pessoas para cuidar desse plantio. Sem a patrulha agrícola não teríamos condições de cuidar de tudo isso, além de ser impossível pagar por ela - , acrescentou o produtor.



A Patrulha Agrícola atende agricultores do Celso Daniel (Cabiúnas), Imburo, Aterrado do Imburo, Bendizia (Bicuda), Oswaldo de Oliveira (Córrego do Ouro) e distritos da região serrana. Cerca de 350 produtores foram beneficiados, no ano passado, com a iniciativa. Eles produzem milho, feijão, aipim, quiabo, alface, cebolinha, salsa, abóbora e outras.



De acordo com o secretário de Agroeconomia, Marcelus Siqueira, a patrulha agrícola facilita a produção do agricultor, assim como proporciona merenda de qualidade aos alunos da rede municipal. "A ideia é, ainda, proporcionar melhores condições de trabalho, reduzir o custo de produção, aumentar a produtividade e rentabilidade", afirmou o secretário.



Os pequenos produtores rurais de Macaé interessados em participar da Patrulha Agrícola devem procurar a sede da secretaria de Agricultura, localizada no Parque de Exposições Latiff Rocha Mussi, Rodovia Amaral Peixoto, s/n, bairro São José do Barreto.