Paulo Knauss fala sobre Criação de Arquivo Público no Solar

21/03/2014 12:16:00 - Jornalista: Marilene Carvalho

Antigo parceiro da cultura macaense, com doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), o pesquisador Paulo Knauss retorna à cidade no dia 25 deste mês para mais uma participação no projeto “Professor Investigador”, realizado pela Fundação Macaé de Cultura por meio da Vice-Presidência de Arquivo e Patrimônio Histórico e Cultural. O encontro acontece no auditório do Solar dos Mellos e está marcado para as 18h. O tema que será abordado na palestra é “Criação de Arquivo Público Permanente”.

O projeto “Professor Investigador” tem como meta promover debates com os profissionais de ensino, objetivando fomentar a pesquisa como uma atividade da prática em sala de aula. O encontro entre pesquisadores e professores se baseia em um tema pertinente, sempre relacionado à produção acadêmica e ligado às questões de história local e regional. Esta multiplicidade de ideias configura-se como um espaço de estudos, em que os pesquisadores de diferentes áreas das ciências divulgam para os professores o resultado de suas pesquisas. O público alvo são os profissionais da rede pública e privada de ensino de Macaé. Os encontros se desenvolvem três vezes ao ano.

O Presidente da FMC, Juliano Fonseca, destaca a importância desse Projeto: "O Professor Investigador é fundamental para disseminar a história do nosso município em sala de aula, capacitar os educadores e incentivar a pesquisa. Convidando pessoas do calibre do Paulo Knauss, dá ainda mais credibilidade para o projeto", disse.

Knauss é professor do departamento de História e do Laboratório de História Oral e de Imagem da UFF e do Rio de Janeiro, exerce também a função de diretor geral do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro e é autor de vários trabalhos, entre os quais o livro em co-autoria “Brasil: uma cartografia (Casa das Palavras, 2010).