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PcDs devem fazer o Censo da prefeitura

04/03/2024 15:33:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Pesquisa é feita online no portal do município

A prefeitura, através da Coordenadoria de Atenção à Pessoa com Deficiência, prossegue com a pesquisa sobre as demandas das pessoas com deficiência que moram no município. Elas devem participar do segundo Censo para PCDs, incluindo as deficiências mentais, intelectuais, físicas e sensoriais visual e auditiva, que começou em setembro do ano passado. O objetivo é identificar a quantidade de pessoas com deficiência que existem no município, traçar o perfil delas e, a partir daí, desenvolver políticas públicas para a garantia dos direitos voltados para esta população.

A coordenadora, Liana do Amaral, alerta que este segundo Censo deve ser preenchido apenas pelas PcDs que não participaram da primeira pesquisa realizada no início de 2023, bem como as categorias que se enquadram e suas necessidades.

Como no primeiro Censo, a metodologia utilizada é simples. Para participar, a PcD ou seu responsável deve preencher o formulário virtual que está disponível no site da prefeitura. O termo de consentimento e os dados coletados serão tratados de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), nº 13.709/2018. Também foi divulgado um cartaz para facilitar o acesso às informações e fazer com que todos tenham conhecimento sobre este segundo Censo e como proceder.

Quem tiver dúvida de como preencher o formulário do Censo pode ir à Coordenadoria, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, à Rua Dr. Télio Barreto, 316, sala 409, no prédio da Casa da Criança, no Centro da cidade. O contato também pode ser feito pelo e-mail pcdsaude@macae.rj.gov.br. A Coordenadoria de Atenção à PcD está vinculada à Secretaria Municipal Adjunta de Atenção Básica da Secretaria de Saúde.