logo

Peça “Ensaio sobre Cegueira” de José Saramago no TMM

24/04/2008 10:59:20 - Jornalista: Andréa Lisboa

Da obra do escritor português José Saramago, Prêmio Nobel de Literatura 1998, a peça “Ensaio sobre Cegueira” será apresentada no Teatro Municipal de Macaé (TMM), às 20h30, deste sábado (26) e domingo (27), com o apoio da Fundação Macaé de Cultura. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro por R$ 20 e com filipeta, R$ 15, ou ainda, pelo telefone: (22) 4003-2330, ou pela Internet, por meio do site: www.ingressos.com.br. Estudantes e pessoas com idade acima de 60 anos têm desconto de 50%.

“Ensaio sobre Cegueira” aborda a emergência da epidemia de uma repentina cegueira que abate os moradores de uma localidade não identificada. Tudo se inicia quando um homem fica cego ao volante de seu automóvel, enquanto aguardava a mudança das cores do sinal de trânsito que o permitiria a continuar seu caminho. As pessoas que adquirem a estranha cegueira passam a serem mantidas em quarentena num manicômio desativado, em condições desumanas. Restará na localidade apenas uma mulher não acometida, tornando-se a única testemunha da degradação moral e física.

Essa é uma obra de dimensões muito amplas, que traz à tona conceitos de ética, humanidade, altruísmos, coragem e solidariedade face ao mundo contemporâneo. O simbolismo sobre o “Ensaio sobre Cegueira” provoca um direcionamento do olhar sobre o humano, sua pequenez e instinto de sobrevivência e coragem diante do caos.

O próprio escritor reconhece em seu estilo um texto para ser lido e ouvido. Essas características da escrita do romancista evidenciam a teatralidade de “Ensaio sobre Cegueira”. Sob a direção de Patrícia Zampiroli, a Andantes Cia Teatral, com 15 atores no elenco, tem tido reconhecimento pelo seu trabalho da crítica e do público. A companhia teatral surgiu na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) a partir da disciplina de direção teatral para montagem de espetáculos universitários. O grupo montou espetáculos com textos de autores como Garcia Lorca, Bertold Brecht, Moliére, Nelson Rodrigues e Chico Buarque, tendo se consagrado em peças dramáticas.

O endereço do TMM é Avenida Rui Barbosa, 780, no Centro da cidade, e funciona nesta quinta e sexta-feira, de 9h às 21h e no sábado e domingo, a partir das 14h. O telefone para informações é (22) 2772-4831.