logo

Pedestres e ciclistas devem respeitar sinalização na Amaral Peixoto

13/04/2015 14:36:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: João Barreto

É necessária a colaboração de todos para que os acidentes sejam evitados

Apesar das novas regras de circulação na Amaral Peixoto, na Praia Campista, terem começado há cerca de um mês, os pedestres e ciclistas precisam estar atentos a estas normas. Isso porque é fundamental que todos se conscientizem da importância de seguir as medidas adotadas para evitar acidentes. Entre as ações realizadas estão a implantação de nova sinalização, além de restrições de circulação.

No caso dos pedestres, eles só devem transitar pelas calçadas das ruas paralelas (Nossa Senhora da Glória e Guadalajara), até que cheguem aos pontos de parada de ônibus ou aos locais seguros e sinalizados para a travessia. Para permitir a segurança na travessia, foram implantadas faixas de pedestres e semáforos em três locais: próximo à Creche MAI Carmem de Jesus França e na altura das ruas Raul Freire Pinheiro e José Ciríaco Júnior. Sendo assim, quem estiver a pé só deve atravessar as pistas nestes locais.

E para evitar a circulação de pedestres à beira da via expressa, os pontos de ônibus foram reposicionados e colocados próximos aos locais com presença de sinalização e considerados mais seguros. Sendo assim, os passageiros só devem aguardar os coletivos nestes locais em que há placas indicativas e nunca trafegar pelos canteiros na margem das pistas.

Ciclistas – Além dos pedestres, os ciclistas também estão proibidos de trafegar pelas pistas da Amaral Peixoto neste trecho. E, caso precisem seguir no sentido Centro ou Cancela Preta, deverão fazer uso das ciclovias na orla ou na Linha Vermelha. E, caso necessitem fazer a travessia da via expressa, devem fazê-lo somente nos locais sinalizados. Mas antes devem descer da bicicleta e seguir de um lado ao outro empurrando-a.

O secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves, lembra que é necessária a colaboração de todos para que os acidentes sejam evitados. “A transformação no trânsito também depende da educação de todos. O planejamento e a fiscalização são pilares importantes, mas por meio da educação atuamos na prevenção”, alertou.

A Rodovia Amaral Peixoto passou por melhorias, incluindo o recapeamento asfáltico no trecho de 1,3 mil metros situado entre os trevos da Cancela Preta e Professor Rubens Carneiro (Trevo da Petrobras). O objetivo foi dar fluidez ao trânsito, tornando-a uma via expressa com quatro pistas, duas no sentido Cavaleiros e duas no sentido Centro.