logo

Pediatria do HPM recebe doação de 800 livros

14/10/2015 16:34:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Maurício Porão

Os livros doados foram apresentados às crianças nesta quarta-feira

Para contribuir com o incentivo à leitura, reintegração de alunos à escola e melhorar a adaptação dos pacientes hospitalizados, a ala de pediatria do Hospital Público Municipal (HPM) recebeu, nesta quarta-feira (14), uma doação de cerca de 800 livros infantis. A iniciativa faz parte da diretriz do hospital que busca humanizar o atendimento prestado à população.

De acordo com o diretor superintendente do HPM, Márcio Bittencourt, a proposta é colaborar para a autoestima das crianças, oferecer mais opções de ocupação enquanto passam pelo tratamento hospitalar, além de incrementar as ações do programa "Classe Hospitalar e Atendimento Pedagógico Domiciliar" - desenvolvido em parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação. "A arrecadação de livros ultrapassou nossas expectativas, por isso, vamos doar parte dos livros para Unidade de Emergência Pediatra (UEP), localizada no centro da cidade", destacou o diretor.

A doação dos livros foi uma parceria da ONG Oficina Beleza Itinerante, que já presta um trabalho no HPM com serviços de corte, sobrancelhas, tranças e unhas. "Fizemos uma campanha de arrecadação de livros no Instituto Nossa Senhora da Glória e foi um grande sucesso", explicou a presidente da ONG, Rosemarcia da Silva Loureiro, conhecida como Lola.

Classe Hospitalar - O "Classe Hospitalar e Atendimento Pedagógico Domiciliar" conta com uma equipe multidisciplinar que atua nas turmas atendidas no HPM, Unidade de Emergências Pediátricas e em domicílio. Atualmente, o programa atende no HPM 20 alunos da rede municipal que estão hospitalizados. Já na UEP, cerca de 50 estudantes são assistidos, mensalmente, por professores que desenvolvem atividades pedagógicas e específicas, de acordo com o estado de saúde do estudante.

As atividades são organizadas e planejadas em forma de oficinas como leitura, escrita, jogos e artes que propiciam situações de ensino, garantindo momentos de prazer, lazer, além da construção e manutenção do lúdico. As ações são ministradas em duas salas específicas aos alunos hospitalizados, dotadas de brinquedos pedagógicos, mesa para atividades e materiais didáticos voltados para o ensino-aprendizagem.


Fotos Relacionadas