Foto: Juranir Badaró
Durante 15 dias, os pescadores participaram do curso de qualificação
Fundamental para o exercício regular da profissão, 27 pescadores receberam na tarde desta segunda-feira (28), em cerimônia realizada na sede da Capitania dos Portos, em Macaé, suas carteiras de pescador profissional (carteira POP). A ação é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo, Marinha e a Plataforma Educativa Repsol Sinopec.
Durante 15 dias, os pescadores participaram do curso de qualificação. A descascadora de camarão, Jane Tavares Silva Barboza, 55 anos, também recebeu sua carteira. "Agora que estou habilitada poderei trabalhar e ajudar meu esposo nas viagens para alto mar. Sem a habilitação, a embarcação pode ser abordada pela Capitania dos Portos e o responsável ser penalizado", frisou.
O Capitão de Fragata, Fábio dos Santos Riera, ressaltou que a carteira é a habilitação necessária para que o pescador exerça sua função de forma regular. "É importante investir em capacitação, reforçando as regras de navegação e segurança em alto mar", disse.
A subsecretária de Pesca, Rizete Ribeiro, parabenizou os pescadores e destacou a importância do documento como a garantia de direitos. "O documento registra todas as atividades profissionais e garante acesso à aposentadoria, desde que haja contribuição com o INSS", acrescentou.
O pescador Hermogênio Nascimento, que atua há mais de 20 anos na pesca, aprovou o curso e que agora irá se sentir mais tranquilo para exercer sua função. "Sempre que saio para pescar, fico no mar de 15 a 30 dias. Com a carteira vou trabalhar sem me preocupar com a possibilidade de apreensão da embarcação pela falta do documento", comentou.
Capacitação - A coordenadora de responsabilidade coorporativa da Repsol Sinopec, Beatriz Giacomini, falou da importância do curso para o fortalecimento da pesca na região. "É ótimo para a formação e o aprimoramento profissional dos pescadores, que a partir deste momento estão habilitados atendendo às exigências da Marinha", considerou.