logo

Pescadores são cadastrados até sexta-feira

18/06/2007 17:26:35 - Jornalista: Ludmila Azevedo

Pescadores artesanais macaenses têm até a sexta-feira (22), para fazer a carteira de pescador profissional. Válida em todo território nacional, o documento é emitido pela secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap) e dá direito a pescador a receber salário na época do defeso (após um ano). O cadastramento é realizado na Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca (Agrape), da 09h às 12h e das 13h às 17h, sendo que na sexta-feira (22), o atendimento será feito até 12h.

A ação conta com a parceria da Agrape, Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Seap, Petrobras, Colônia de Pescadores de Macaé – Z 3 e Associação de Pescadores de Macaé.

A carteira tem validade de dois anos. Em Macaé, há uma média de sete mil pescadores, sendo que, segundo o presidente da Colônia de Pescadores Z 3, Oswaldo Romano, 15 mil pessoas vivem da pesca entre filhos, mulheres e atravessadores.

Na quarta-feira (20), a equipe da secretaria de Trabalho e Renda de Macaé (Semtre) estará na Agrape cadastrando os pescadores para cursos. Para a presidente da Agrape, Mariana Machado, com o cadastramento vai ser possível identificar o número exato de pescadores em Macaé e assim fomentar projetos para eles.