Pesquisa da Mobilidade Urbana continua nesta quarta-feira

02/12/2014 17:03:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana

As entrevistas são feitas em vários pontos da cidade

Depois do Parque de Tubos, Novo Cavaleiros e Bairro da Glória, nesta terça-feira (2), a pesquisa de origem/destino promovida pela Secretaria de Mobilidade Urbana, com a colaboração da Coppetec/UFRJ, continua em outros pontos da cidade. Desta vez, os pesquisadores farão as entrevistas na Aroeira, na Linha Verde e nas proximidades do Trevo das Bandeiras. Nestes locais, condutores de automóveis de passeio, caminhões, transporte escolar, veículos de fretamento e táxis, além de motocicletas e motonetas serão entrevistados.

Nesta quarta-feira, das 6h às 9h, os postos de pesquisa serão a Rua Alcides Mourão (em frente ao Supermercado Machado); a Avenida Gastão Henrique Schueler (em frente à Guarda Municipal); a Linha Verde (pista sentido Glória, próximo ao Hotel Dubai) e três pontos próximos ao Trevo das Bandeiras (na Rodovia do Petróleo, na Linha Verde e na Linha Azul).

Os locais em que estarão os pesquisadores com coletes verdes e crachás contarão também com a presença de agentes de trânsito e fiscais de transporte, solicitando a parada dos veículos para que os condutores respondam o questionário. São perguntas básicas relacionadas ao trajeto dos condutores: de onde estão vindo? Para onde vão? O motivo da viagem? A frequência que essa viagem é feita?, entre outras. Para cada tipo de veículo, haverá questões específicas, sempre com o objetivo de conhecer melhor os padrões de deslocamento das pessoas.

- A pesquisa leva apenas alguns minutos e a colaboração da população com respostas objetivas é fundamental para se entender como a população se desloca no dia a dia. E são estas informações que servirão de base ?para o planejamento futuro da cidade, disse o secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves.

Para o motorista de caminhão, Rafael da Silva, que foi entrevistado na Avenida Prefeito Aristeu Ferreira da Silva, no Novo Cavaleiros, a medida é válida para a melhoria do trânsito na cidade: “Acho a pesquisa válida, pois é positiva a consulta aos motoristas que enfrentam o trânsito todos os dias. Creio que assim é possível definir melhor as medidas de melhoria para o trânsito”, opinou.

No total, até o dia 11 de dezembro, o levantamento acontecerá em 34 pontos diferentes do município. Vale lembrar, que continuam também as pesquisas complementares de contagem manual em alguns pontos da cidade. Os dados levantados nos dois casos serão utilizados na elaboração do ?Plano de Mobilidade Urbana de Macaé.


Fotos Relacionadas