A Aluna do sétimo período do curso de Engenharia de Produção da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), Fernanda Lopes, foi convidada para apresentar seu trabalho “Analise do Desenvolvimento de Cidades com Influência de Empresa Produtora de Petróleo e Gás - um estudo do caso Macaé", no XXX Encontro Nacional de Engenharia de Produção (Enegep/2010), que será realizado de 12 a 15 de outubro, em São Paulo. A aluna já apresentou esta pesquisa no II Encontro Fluminense de Engenharia de Produção (Enfepro), que aconteceu dias 18 e 19 de agosto, em Rio das Ostras, ganhando destaque.
Aproximadamente, 15 alunos do 7º período participaram do encontro de nível estadual, que este ano abordou o tema: “Engenharia de Produção e o Futuro do Setor de Petróleo e Gás”. “Os graduandos de Engenharia de Produção da FeMASS têm a oportunidade de desenvolver trabalhos para apresentação semestral integrados com os demais cursos da faculdade: Administração e Sistemas de Informação, o que lhes traz familiaridade com a pesquisa”, observou a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia.
A FeMaSS se destaca por ser uma das poucas faculdade públicas municipais gratuitas do país. Para a coordenadora do curso de Engenharia de Produção, Mara Kishi, as participações dos alunos da FeMASS em congressos contribuem para a divulgação da faculdade. “Apesar do curso de Engenharia de Produção estar se iniciando, atualmente no sétimo período da primeira turma, já demonstra todo o interesse de produzir o melhor em pesquisa para a sociedade”, pontuou. O trabalho de Fernanda foi orientado pelos professores Anibal Vilcapoma Ignácio, Juliane Claramunt e Léa Maria Sampaio.
Enegep
A pesquisa de Fernanda está na fase final de seleção para a Enegep, que é um evento nacional organizado pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção (Abepro). O Enegep reúne a comunidade acadêmica, pesquisadores, professores e estudantes, empresários, consultores, engenheiros, administradores e demais profissionais atuantes na Engenharia de Produção. Esse encontro nacional é um dos principais divulgadores da produção técnica e científica da área. Assim como a Secretaria de Educação de Macaé, o Enegep busca um elo de integração da comunidade acadêmica com o restante da sociedade.
Emead
Vinte e cinco estudantes da FeMASS do curso de Administração, que participarão, neste mês, de um encontro de estudantes da área, em São Paulo, já estiveram de 20 a 24 de julho, em Vitória-ES, no 2º Encontro Mercosul dos Estudantes de Administração (Emead/2010). O evento contou com a participação de universitários e profissionais da Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile e da Venezuela. O tema desse ano foi "Mudanças Climáticas. O Impacto da Gestão Ambiental".
- A matriz energética fóssil não é a melhor para o planeta. A participação desses alunos no congresso foi importante para despertar para a existência de outros tipos, porque muitos desses alunos poderão vir a serem os gestores dessa indústria instalada em Macaé. A própria Petrobras, já está atenta a essas questões, propõe-se a ser uma empresa de geração de energia e não apenas de petróleo, buscando alternativas como o biodiesel, por exemplo, disse o coordenador do curso de Administração, Edson Ricardo Gonçalves.
O professor Edson destacou no Encontro a palestra de encerramento de Walter Longo, na qual o pesquisador dá importância à função de integração das diversas partes que compõe uma empresa, a fim de dar nexo a todo o sistema. “Nós não podemos dar aos alunos um conjunto de caixinhas de disciplinas. Se tudo não tiver integrado, não atingiremos o potencial possível de sua formação. Mais que a soma das partes, pretendemos dar um conjunto inteiro. Essa é a proposta da FeMASS”, completou.