logo

Pesquisa domiciliar começa nesta quinta-feira

10/05/2006 14:47:35 - Jornalista: Ludmila Azevedo

A prefeitura de Macaé, através da coordenadoria do Programa Macaé Cidadão, inicia nesta quinta-feira (11) a pesquisa domiciliar. A primeira localidade a ser visitada será a Ilha Leocádia, localizada no setor administrativo 05. Os dados colhidos na pesquisa domiciliar vão direcionar os projetos sociais do governo municipal, especialmente os relacionados à área da saúde, educação, habitação e saneamento básico.

A coleta dos dados será feita por cem pesquisadores que receberam treinamento durante uma semana. Todos estarão uniformizados com a camisa do Macaé Cidadão e com um crachá onde haverá além dos dados pessoais do pesquisador, o telefone do Macaé Cidadão. “Se alguém tiver alguma dúvida ligue para o Macaé Cidadão, mas não deixe de receber o pesquisador”, solicita a coordenadora do Macaé Cidadão, Amélia Guedes.

“É importante ressaltar que toda a informação que o morador fornecer será revertida para ele próprio”, diz Amélia. Cada dado colhido será analisado e dependendo de cada caso, transformado em projetos que objetivam o desenvolvimento da cidade e da população.

Segundo previsão da coordenadora, os pesquisadores permanecerão na Ilha Leocádia por quatro dias. Ao contrário da pesquisa anterior, que continha 95 itens, a deste ano terá 170, com novos temas incluídos.

Paralelo a esse trabalho, os pesquisadores também estarão buscando identificar necessidades emergenciais. “Casos de pessoas doentes, desnutridas serão levantados e encaminhados às secretarias competentes”, frisa a coordenadora. Amélia Guedes lembra que o SOS Cidadão é uma parceria do Macaé Cidadão com todas as secretarias municipais.

Nesta quinta-feira, a equipe do Macaé Cidadão se reúne com lideranças do setor administrativo 05 e 06. O encontro está marcado para às 19h, na escola Wolfango Ferreira, onde serão abordados assuntos relacionados à pesquisa domiciliar. “Todas as lideranças estão convidadas, presidentes de associação, padre, pastores, queremos que essas pessoas se tornem nossos multiplicadores”, esclarece Amélia. Quem tiver alguma dúvida deve entrar em contato com o Macaé Cidadão pelos telefones 2757-2408 / 2772-2445 / 2772-2295.