A partir de segunda-feira (1º/10), os pesquisadores do Programa Macaé Cidadão estarão em Cachoeiros de Macaé ouvindo os anseios dos moradores. A “Pesquisa Domiciliar Perfil e Levantamento dos Anseios da Família Macaense” já foi realizada em quase todo o município, restando apenas o 7º distrito serrano e a área rural do 1º distrito. A previsão é que a pesquisa em Cachoeiros de Macaé termine no dia 22.
Nesta sexta-feira (28), os pesquisadores participaram de um encontro com a coordenadora do Programa Macaé Cidadão, Amélia Guedes, no Paço Municipal da prefeitura, para planejar a ação no distrito. Em 2001/2003, quando foi realizada a última pesquisa do Macaé Cidadão, Cachoeiros de Macaé possuía uma população de 1.128 pessoas, 416 domicílios, 235 propriedades e 119 que desenvolviam atividades agropecuárias. Foram visitadas 897 unidades.
- Serão 12 pesquisadores, um supervisor e um coordenador, realizando o levantamento no distrito. O encontro de hoje com os pesquisadores, tem a finalidade de promover o conhecimento e a finalidade da pesquisa para quem participa de todo o processo – observou Amélia Guedes.
Obras - O distrito de Cachoeiros de Macaé, na região serrana, receberá novos projetos do governo municipal nas áreas de saúde, infra-estrutura e lazer. O anúncio foi feito pelo prefeito Riverton Mussi durante reunião com a comunidade, no último dia 15.
- Vamos construir duas pontes sobre os córregos Francisco Dias e Pirineus, para facilitar o acesso da comunidade até a localidade de Bicuda Grande. A obra, que ficará a cargo da secretaria Executiva do Interior, deve ser concluída até o primeiro trimestre de 2008 – informou o prefeito, acrescentando que anexo a escola, que recebeu este ano o projeto de Ensino de Jovens e Adulto (EJA) no período noturno, construirá um parque infantil para atender as crianças.
A prefeitura planeja implantar também uma Unidade de Saúde em Cachoeiros, próximo a escola.