logo

Pesquisa domiciliar vai identificar os anseios da população

18/09/2006 15:05:37 - Jornalista: Ludmila Azevedo

Pesquisadores do Macaé Cidadão prosseguem com o trabalho de coleta de dados nos bairros do Miramar, Visconde, Praia Campista, Aroeira, Botafogo e Virgem Santa. Os pesquisadores visitam as residências, munidos de questionário com 170 itens. A pesquisa tem com objetivo avaliar as ações do governo municipal e ao mesmo tempo, identificar os anseios da população macaense.

- É importante para o desenvolvimento da cidade, a colaboração dos moradores nesta etapa da pesquisa -, alerta a coordenadora do Programa Macaé Cidadão, Amélia Guedes. Nas visitas às residências, os moradores têm a oportunidade de sugerir serviços e solicitar melhorias para seu bairro, já que todas as informações são registradas pelos pesquisadores. “Esses dados serão transformados em políticas sociais, obedecendo as prioridades definidas pelo governo municipal, principalmente, aquelas relacionadas à saúde, educação, moradia e saneamento básico”, ressalta Amélia.

A pesquisa domiciliar tem previsão para ser concluída em março de 2007. Todos os bairros serão visitados pelo Macaé Cidadão. Os pesquisadores estão uniformizados com a camisa do Programa Macaé Cidadão, crachá com número de identidade e um documento expedido pelo programa. “O morador que tiver dúvida em relação ao pesquisador, pode ligar para o programa para uma melhor identificação”, relata a coordenadora.

Paralela à pesquisa domiciliar, a coordenadoria do Programa Macaé Cidadão realiza o projeto SOS cidadão. Nele os pesquisadores procuram identificar situações emergências que o morador possa está passando naquele momento, como, por exemplo, doença. “Identificada a situação, o fato é encaminhado no mesmo dia à secretaria responsável pelo assunto”, explica Amélia. Segundo a coordenadora, esse trabalho é feito em conjunto com as demais secretarias municipais para atenuar as dificuldades de cidadãos em situação de vulnerabilidade social, identificado durante a realização da pesquisa domiciliar. Os números do telefone do Macaé Cidadão são 2757-2408/ 2772-2445 / 2772-2295.