Pesquisas sobre o Parque de Jurubatiba serão apresentadas à sociedade

29/10/2013 17:42:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

A Universidade Federal do Rio de Janeiro campus Macaé (UFRJ/Macaé), nesta quarta-feira (30), abre as suas portas para que a sociedade participe de quatro mesas redondas sobre o Parque Nacional (PARNA) da Restinga de Jurubatiba. O evento “Pensando a pesquisa do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba”, acontece no Núcleo de Pesquisas em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem), no bairro São José do Barreto. Na quinta-feira (31), haverá uma excursão ao Parque para consolidar os pontos discutidos junto aos gestores.

Como todas as mesas redondas vão ser abertas ao público e com acesso gratuito, essa será uma boa ocasião para que a sociedade conheça melhor as pesquisas que estão sendo realizadas no PARNA da Restinga de Jurubatiba. Por isso, o slogan deste workshop realizado em parceira com o Ministério do Meio Ambiente é “No dia 30 de outubro você tem um compromisso com o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba”.

As mesas redondas serão compostas por membros de diversas instituições de pesquisa. Depois de cada mesa, haverá uma câmara técnica. Os pesquisadores e estudantes de pós- graduação que desejarem participar deverão se inscrever através do e-mail: 1workshopjurubatiba@gmail.com.

Após as mesas redondas e respectivas câmaras técnicas, o evento de quarta-feira (30) será fechado às 18 horas com uma plenária para a consolidação dos trabalhos, seguida de confraternização. Na quinta-feira (31), a excursão ao PARNA da Restinga de Jurubatiba vai acontecer das 8 às 12 horas.

A partir das discussões juntos aos gestores do Parque provocadas por esse workshop, os pesquisadores do Nupem pretendem redigir uma proposta de Programa de Pesquisa Científica para o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. “É uma oportunidade única de contribuir para o fortalecimento da nossa querida Unidade de Conservação (UC), pois os programas são ferramentas fundamentais para orientar sua gestão e, principalmente, para definir ações que favoreçam e apoiem o trabalho de pesquisadores”, diz Rodrigo Lemes Martins, o pesquisador responsável pelo evento.

A primeira mesa redonda, das 8h30 às 9h40, terá como tema ‘Fauna e Flora do PARNA da Restinga de Jurubatiba’. Os pesquisadores que atuarão na Mesa 1 com seus respectivos trabalhos são: Pablo Gonçalves Rodrigues (Nupem/UFRJ), com ‘Mamíferos do PARNA da Restinga de Jurubatiba’; Bruno Coutinho Kurtz (Jardim Botânico do Rio de Janeiro), com ‘Flora do PARNA da Restinga de Jurubatiba’; Erica Pellegrini Caramaschi (UFRJ), com ‘Peixes do PARNA da Restinga de Jurubatiba’; Davi Castro Tavares (UENF), com ‘Aves do PARNA da Restinga de Jurubatiba’, e Gisele Winck (UERJ), com ‘Lagartos do PARNA da Restinga de Jurubatiba”. A formação da câmara técnica acontecerá às 10 horas.

A Mesa 2, das 10h50 às 11h, será sobre ‘Bioprospecção’ e contará com a presença de Tatiana Konno (Nupem/UFRJ), que vai tratar de ‘Etnofarmacologia’; Danielle Marques de Araújo Stapelfeldt (UFRJ/ Macaé), de ‘Fitoremediação’; Marco Antônio Lopes Cruz (Nupem/UFRJ), com o tema ‘Biotecnologia e Bioprospecção de Moléculas Bioativas:

perspectivas de valorização da flora nativa’ e José Roberto da Silva (Nupem/UFRJ), com ‘Produtos Bioativos no controle de pragas e vetores’. A câmara técnica será às 11h10.

Das 11h30 às 14h40, acontece a Mesa Redonda 3, ‘Mudanças Climáticas’. Dela participam Ana Petry (Nupem/UFRJ), que tratará de ‘Mudanças climática globais e as comunidades de peixes do PARNA’; Eduardo Arcoverde de Mattos (UFRJ), com o tema ‘Mudanças climática globais e as plantas do PARNA’ e Felipe Vasconcelos (Nupem/UFRJ), com ‘Mudanças climáticas históricas e perspectivas futuras’. A formação da câmara será às 15 horas.

Já a Mesa 4, das 14h50 às 16 horas, tratará sobre ‘O Parma da Restinga de Jurubatiba e seu entorno’. Ela será formada por Rafael Nogueira Costa (Nupem/UFRJ), que explanará sobre ‘Educação Ambiental em comunidades do entorno do PARNA’; Maria Inês Paes Ferreira (IFF), com ao assunto ‘O contexto social do PARNA’; Luiz Roberto Zamith (UFF), com ‘Recuperação de Restingas degradadas’; Eliane Soares de Souza (LENEP/UENF), que abordará ‘A indústria do petróleo no entorno do PARNA e pesquisas para a biorremediação’. Às 16h10, será formada a respectiva câmara.

As mesas redondas e suas câmaras técnicas acontecem no auditório do Nupem. O Núcleo de Pesquisas está localizado na Avenida São José do Barreto, 764, no bairro São José do Barreto. O telefone para mais informações é (22) 3399 3931 e o e-mail: sema.commads@macae.rj.gov.br.