O Pides (Programa de Iniciação Desportiva) núcleo CT, projeto esportivo desenvolvido pela Prefeitura de Macaé, através da secretaria Executiva de Esporte e Lazer, está realizando uma integração social com a Associação macaense de Deficientes Auditivos (Amada).
Todas as segundas-feiras, das 13h às 15h, 15 portadores de deficiência auditiva participam das atividades esportivas, no Centro de Treinamento (CT) da Prefeitura de Macaé, juntamente com integrantes do Pides, modalidade futsal, sob orientação de José Carlos Castilholi.
Castilholi informa que foi procurado pelo mestre André, da Amada, para saber a possibilidade da integração entre as crianças da entidade e dos alunos da escolinha de futsal do Pides. “Achei interessante a idéia e abracei-a”, diz, acrescentando que está dentro do espírito da atual administração municipal, de proporcionar oportunidades para todas as pessoas.
As atividades de futsal são realizadas também em outros horários, as quartas e sextas-feiras, das 8h às 13h e segundas e quartas-feiras, das 13h às 15h. As idades dos participantes do projeto variam entre seis e 13 anos, sendo que os da Amada, de seis a 16 anos.
O Pides Futsal realizado no CT está com sua capacidade total com 120 participantes, demonstrando ser um sucesso. Além das atividades esportivas, que poderá no futuro ter um jovem disputando torneios para o município, O Pides também contribui para a formação do cidadão.