Foto: Moisés Bruno
A atividade reuniu pais, crianças e profissionais
Música, bolinha de sabão, pula corda, brincadeira de roda e muitas guloseimas fizeram parte do Piquenique pela Luta Antimanicomial, promovida pela Secretaria de Saúde por meio da gerência de Saúde Mental, na manhã desta quinta-feira (16), no Parquinho da Lagoa.
A atividade faz parte da programação do Mês da Luta Antimanicomial em Macaé. Os usuários, familiares e profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi), puderam ter um momento de cuidado diferente, ao ar livre, junto com todos que frequentam o espaço.
Para a dona de casa e mãe do pequeno João Pedro (3 anos), Bruna Azevedo, atividades fora da unidade são importantes para socialização, integração das crianças e familiares e dar visibilidade ao trabalho desenvolvido no Capsi. “Sempre faço questão de participar destes eventos, nós mães de filhos atípicos, por medo dos olhares e comentários das pessoas, acabamos perdendo um pouco da nossa vida social”, contou.
A musicoterapeuta do Capsi, Karla Lugon, ressalta que a atividade nestes espaços fora da unidade de saúde, é fundamental para observar o comportamento das crianças. “Esta é uma forma de atendimento e faz parte do cuidado, só que fora do espaço terapêutico. E o mais importante, é que elas devem estar em todos os lugares e o respeito às diferenças é fundamental para uma sociedade mais justa”, frisou.
Além do piquenique, também foram realizadas outras atividades como o Café com Saúde Mental em Córrego do Ouro. Ainda nesta quinta, das 13h às 17h, serão ministradas as palestras 'A importância da Estratégia da Saúde da Família no cuidado das pessoas com transtornos mentais', com Inês Leoneza; e palestra 'O manejo da Crise dentro da ESF', com Paula Cristina Cavalcanti, no auditório da Secretaria de Saúde.
Atividades – As ações pelo Mês da Luta Antimanicomial em Macaé, para celebração aos 20 anos da Reforma Psiquiátrica, seguem até o dia 29 de maio.
17/05: 8h às 12h - Palestra 'A visita domiciliar como ferramenta de cuidado em saúde mental' com Gizele Martins, no auditório da Secretaria de Saúde.
22/05: Ocupação cultural da Praça Washington Luiz, das 9h às 12h, na Praça Washington Luiz. Atividades: Dança circular, Contos e Cantos, Oficina de Amigurumi, Pintura com tintas artesanais e Vivência artística (Trama sem fim).
27/05: 13h às 16h - Palestra 'A importância do Apoio Matricial na Atenção Básica' com Fany Chun Chang, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Rua do Açude, 175, Granja dos Cavaleiros).
29/05: Cine Debate - ‘Nise da Silveira: O coração da Loucura’, das 9h às 13h, no auditório do Paço Municipal. Seminário “A importância da Atenção Básica no Cuidado Antimanicomial”.