Continuando a recuperação das ruas do centro da cidade, a prefeitura e a secretaria Executiva de Obras (Semob), através da força-tarefa, iniciou na noite de quinta-feira (13), o recapeamento asfáltico na pista da Avenida Presidente Sodré (Rua da Praia), no sentido Barra de Macaé. O trabalho foi iniciado, às 20h, e concluído às 10h desta sexta-feira (14). Segundo o assessor especial da Semob, Marcelo Mussi, a ação foi realizada à noite, para aproveitar a diminuição do fluxo de veículos que é intenso no local durante o horário comercial.
Além do recapeamento asfáltico neste lado da pista, a Avenida Presidente Sodré passou por obras de recuperação no estacionamento, em frente à sede da prefeitura, e na baia de ônibus. Ainda serão recuperados os meios-fios e as canaletas, completando o preparo da pista para receber a nova sinalização horizontal.
Na segunda-feira (17), tem início a fresagem da pista do lado oposto e, na madrugada de quarta (19) a pista será asfaltada, completando a recuperação asfáltica da avenida. As obras da Avenida Presidente Sodré estão incluídas no projeto de recuperação de ruas na área central da cidade. O projeto prevê a recuperação de 60 ruas, com recapeamento asfáltico, pintura de meio fio e urbanização. Na ação, o governo Riverton Muss investe R$ 11 milhões. O projeto faz parte de um pacote de obras, com orçamento de R$ 100 milhões, que beneficia vários pontos do município.
O secretário de Obras, Tadeu Campos, ressalta a importância da recuperação das ruas centrais, como forma de ajudar a melhorar o trânsito no centro da cidade. Lembra o secretário que, depois de investir nos bairros da periferia, como Lagomar, Fronteira, Novo Botafogo, Nova Holanda, entre outros, onde várias ações já acontecem, visando a melhoria da qualidade de vida da população, a prefeitura recupera o centro da cidade.
- No projeto de pavimentação estão incluídas vias importantes. Além da Avenida Presidente Sodré, outras ruas recebem melhorias. Entre elas estão: Sacramento, Alfredo Backer, Télio Barreto, Governador Roberto Silveira, Silva Jardim, Teixeira de Gouveia, Velho Campos, Vereador Abreu Lima, Francisco Portela, Júlio Olivier, e outras - informa o secretário.
Tadeu Campos informa ainda que as obras de pavimentação devem estar concluídas em 12 meses. Segundo ele, o objetivo da Semob é iniciar a padronização e regularização das calçadas, para tornar o visual das ruas mais bonito e oferecer maior segurança aos pedestres.
- Nosso objetivo é vistoriar todas as calçadas das ruas centrais e recuperar as que apresentarem irregularidades, além de construir rampas para permitir a acessibilidade aos portadores de deficiência. As calçadas são de responsabilidade dos proprietários das residências, mas a prefeitura vai buscar a padronização para maior segurança aos pedestres – conclui.