Com a participação de 680 alunos da rede escolar da região, será realizado de 26 a 30 de setembro, no Teatro Municipal de Macaé, o projeto artístico de educação ambiental Planeta Água Macaé. Idealizado pela artista plástica e ambientalista Vera Patury, esse premiado projeto foi lançado com sucesso na Itália, em 1999. Depois de percorrer diversas cidades brasileiras chega agora em Macaé graças ao apoio da empresa Krest, do ramo petrolífero, e da prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
O Planeta Água estimulará alunos de escolas da região a se ligarem emocionalmente com a questão da preservação da água. Divididas em grupos de 40 alunos, as crianças assistirão a vídeos ecológicos e participarão de palestras educativas e de oficinas artísticas em que, orientadas por monitores, cartilhas ecológicas e ouvindo trilha sonora com sons alusivos à água, tecerão em teares rústicos, com fios de plástico, painéis simbolizando pedaços de uma cachoeira. A participação nas oficinas envolve as escolas das redes municipal, estadual e particular, que foram indicadas pela Secretaria Municipal de Educação
As oficinas serão inauguradas no Teatro Municipal de Macaé às 13h de segunda-feira, 26, se estendendo até 30 de setembro. Retomados sucessivamente pelos grupos seguintes, os painéis serão confeccionados e, progressivamente, acrescentados a uma instalação artística inicial concebida por Vera Patury, formada por imensa cachoeira, pinturas e objetos alusivos ao tema. Durante as oficinas as crianças serão levadas a refletir sobre a importância de se preservar os recursos naturais, participando de ações em defesa da preservação da água no planeta.
Vernisage – No dia seguinte à abertura das oficinas, 27, às 17h, será inaugurada para o público, com coquetel e palestras para as autoridades locais, na Galeria de Arte Hindemburgo Olive (Gaho) uma exposição da instalação coletiva, visando despertar a emoção dos visitantes; e que estará sendo ampliada com novos trabalhos dos alunos até 30 de setembro, num verdadeiro work in progress. Esta exposição ficará aberta ao público até 5 de outubro de 2005.
O Planeta Água recebeu em junho, na França, o Prêmio Internacional de Artes e Água, durante o VI Cannes Water Symposium 2005, que teve o apoio da Unesco. “O projeto é uma proposta interativa, artística e afetiva que envolve e sensibiliza os estudantes e a comunidade escolar como um todo, permitindo que aflore um sentimento de responsabilidade e de participação em relação à vida no planeta”, define Vera Patury.
O projeto foi lançado em 1999, na Itália, com apoio da Prefeitura de Reggio Emilia – cidade ao norte do país, reconhecida como referência em práticas pedagógicas. No Brasil, Vera Patury percorreu cerca de 30 cidades do estado de São Paulo e, no Rio de Janeiro, promoveu seu trabalho em Petrópolis, no Museu Imperial e em outros locais.