Devido à complexidade do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do Magistério Municipal (PCCV), a Plenária Ampliada do Fórum Permanente de Educação Municipal, que aconteceu no último dia primeiro, na Cidade Universitária, foi estendida. As discussões deverão ser concluídas nessa quarta-feira (15), no auditório do Sesi, alameda Etelvino Gomes, 155, na Riviera Fluminense. Todos os cerca de 400 inscritos para a Plenária serão informados do evento por meio de correio eletrônico.
A decisão de se ter um dia a mais de Plenária Ampliada para que os inscritos pudessem concluir o documento com as proposições do magistério municipal foi tomada durante o último encontro, com a aprovação da maioria. A terceira Plenária Ampliada do Fórum Permanente, com cerca de 300 pessoas previamente inscritas e aproximadamente 100 inscritos no dia do evento, foi a mais representativas desde a primeira, em maio do ano passado.
A continuidade do debate sobre o PCCV, que integra o eixo temático “Políticas de Gestão Democrática”, acontecerá das 8h às 17h.
- Todos os encaminhamentos desta terceira Plenária Ampliada do Fórum são de grande contribuição para a prefeitura, que pode escutar as proposições por representatividade e pretende atender as solicitações dos educadores, disse o secretário de Educação, Guto Garcia.
As colaborações dos profissionais do magistério serão acolhidas ainda nos encontros por setores administrativos da prefeitura, conduzidos pelos coordenadores do PCCV, Plano de Metas e Avaliação de Desempenho. No último dia 9, aconteceu a reunião do setor azul. Nesta terça-feira (14), será o debate do setor amarelo. Na sexta-feira (17), representantes das escolas do setor vermelho se reunirão. No dia 22, o marrom e no dia 29, o verde. Todas as reuniões estão marcadas para 14h. Em julho, os coordenadores estarão na região serrana. No dia 1º, acontecem as discussões do setor bege; dia 6, as do laranja e dia 7, as do cinza. No dia 8, às 9h, a reunião será na sede da Secretaria Municipal de Educação.
Também para o Fórum, cada unidade escolar encaminhou seus representantes. O texto da Plenária Ampliada, finalizado nesta quarta-feira, será encaminhado à Planária Permanente, que se reúne mensalmente, onde o texto final será organização. Depois disso, o documento será enviado para a Comissão do PCCV, presidida pela secretária de Administração, Carla Mussi, para o Secretário de Educação e para as escolas.
A coordenadora do Fórum Permanente, Júlia Abreu, informou que as indicações serão acolhidas desde que não infrinjam o Estatuto do Servidor e o regime jurídico da prefeitura. “Nunca se garantiu em Macaé tantos espaços de participação e de democratização. O Fórum é um lugar de construção, de contribuição para a valorização do magistério, principal pilar para a educação de qualidade’, ressaltou.
Os presentes nos dias 30 de maio e 1º de junho assistiram à prestação de contas da Secretaria de Educação sobre as metas estabelecidas na plenária anterior, retiradas do movimento “Todos pela Educação”. “Avançando na questão da gestão democrática, temos a garantia, para o segundo semestre deste ano, da organização de eleição direta para diretores e da II Conferência Municipal de Educação, prevista para o próximo ano”, completou Julia.