O Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do Magistério Municipal (PCCV) entrou na reta final das discussões por setores administrativos. As reuniões, que visam à inclusão das proposições do magistério municipal no documento, já aconteceram nos Setores Bege, Vinho, Verde, Marrom, Azul, Amarelo e Vermelho.
Agora, seguindo o cronograma dos encontros, esta semana os coordenadores responsáveis pelo Plano estarão na região serrana, onde, no dia 6 (quarta-feira), discutirão o documento com os representantes das escolas do Setor Laranja no Colégio Estadual Municipalizado Carolina Curvello Benjamin, no Trapiche. Já no dia 7 (quinta-feira) será a vez do Setor Cinza receber a equipe, no Colégio Municipal do Sana. As duas reuniões acontecem às 14h. E para encerrar, na sexta-feira (8), às 9h, a discussão sobre o PCCV acontece na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Em todos os encontros, que contaram com a presença do secretário de Educação, Guto Garcia, os educadores, além de tirar dúvidas, puderam apresentar sugestões de mudança, acréscimo e supressão no texto do PCCV, para que assim possam contribuir na composição do documento definitivo que será enviado para a comissão do Plano:
- São aproximadamente 4.600 professores na rede municipal de ensino e nosso objetivo é que o PCCV seja construído da forma mais democrática possível. O jeito de como estamos conduzindo os encontros, podemos ouvir as proposições de todos os representantes para que eles possam nos ajudar a melhorar o Plano de Cargos e Salários. Todos os encaminhamentos deles são de grande contribuição, disse o secretário.
Os documentos obtidos nos nove pólos se juntarão ao já produzido na Plenária Ampliada do Fórum Permanente de Educação e a outros dois decorrentes de reuniões com profissionais da Educação Especial e do Cemeaes. Nos próximos meses, estes documentos serão consolidados junto à Comissão do PCCV para que já em outubro, mês do professor, o Plano esteja aprovado a fim de que seja encaminhado à votação na Câmara de Vereadores e possa vigorar a partir de 2012.
- A realização do fórum e dos encontros por pólos serve como instâncias a mais para se discutir o PCCV e cumprir a meta da prefeitura de Macaé, através das secretarias de Educação e de Administração, de construir o melhor Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do Magistério do estado. Por isso, apesar de termos um tempo reduzido para cumprir os prazos para a conclusão das reuniões, tudo está sendo feito através de um processo democrático, destacou o coordenador do PCCV Sol Grey.