A Secretaria Municipal de Educação incluiu na programação do Fórum Permanente de Educação Municipal, que acontece na próxima terça-feira (31) e na quarta (1º), na Cidade Universitária, a discussão sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do Magistério Municipal (PCCV). Esse assunto integra o eixo temático “Políticas de Gestão Democrática”, abordado no segundo dia do evento.
O fórum, direcionado a toda sociedade, está com inscrições abertas através de um novo endereço eletrônico: forumeducacaomacae@yahoo.com.br. Os organizadores já têm uma expectativa de público de cerca de trezentos participantes de diversos segmentos sociais. A Plenária Ampliada do Fórum Permanente tem caráter consultivo e é uma das etapas para a 2ª Conferência Municipal de Educação, prevista para o próximo ano.
- A gestão democrática e as discussões sobre estratégias para o cumprimento das duas principais metas da Educação municipal: “Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos” e “Todo aluno com aprendizado adequado à sua série” são as nossas prioridades. O fórum é um espaço para a participação de todos os que querem contribuir para a melhoria da qualidade da educação, destaca o secretário de Educação, Guto Garcia.
A cerimônia de abertura acontece às 18h, de terça-feira (31), no auditório Professor Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária. Às 19h30, terá início a palestra “Semed: Compromissos e Desafios para uma Gestão Democrática”, quando serão abordadas as duas metas prioritárias, com encerramento às 21h. No dia seguinte, a programação começa às 8h, com o credenciamento para os grupos de discussão.
A palestra sobre o eixo temático “Políticas de Gestão Democrática” terá início às 8h30. Neste módulo estão incluídos os debates “Políticas da Aprendizagem”, “Avaliação de Aprendizagem” e “Valorização do Magistério (Planos de Cargos, Carreiras e Vencimentos – PCCV). As discussões em grupo do PCCV começam às 10h30 e a sistematização do trabalho irá das 14h às 15h30. A plenária final está prevista para as 15h45 e o encerramento para as17h.
As duas metas prioritárias da Educação de Macaé são também diretrizes do programa “Todos pela Educação”, um movimento da sociedade civil, das organizações sociais de educadores, da iniciativa privada, e de gestores públicos da educação, que unem esforços para que crianças e jovens tenham acesso à educação básica de qualidade.