logo

Plano Diretor promove oficina com lideranças evangélicas do Lagomar

15/09/2005 18:07:24 - Jornalista: Catarina Brust

A equipe técnica da Coordenadoria Geral do Plano Diretor (Cogeplad) realizou nesta quarta-feira (14) uma Oficina com os representantes das Congregações evangélicas do Balneário Lagomar. O encontro aconteceu na Guarda Municipal e teve a finalidade de apresentar o que é o Plano Diretor, qual a metodologia de trabalho e ouvir da comunidade quais as demandas do bairro. O Balneário Lagomar tem 42 congregações evangélicas.

O coordenador do Plano Diretor, Hermeto Didonet, lembrou que ao promover uma oficina com as lideranças religiosas do Lagomar, eles passam a ser multiplicadores junto à comunidade. “Cabe a todos nós o papel de construir um novo Plano Diretor. O governo municipal iniciou o processo de elaboração da nova Lei criando uma coordenadoria para centralizar o trabalho, mas é a população que irá apontar o que deve constar no Plano Diretor. Ouvir esse segmento do Balneário Lagomar é uma forma de saber as necessidades dos moradores da localidade e fomentar multiplicadores que estarão divulgando o plano na comunidade”, afirma Didonet.

O coordenador do Plano Diretor lembrou que o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, assinou no dia 6 de setembro, decreto declarando o Balneário Lagomar Área Especial de Interesse Social, instrumento jurídico que consta do Estatuto da Cidade (Lei Federal nº10.257/2001). “Com essa medida, o prefeito tem respaldo jurídico para regularizar os loteamentos e realizar um projeto urbanístico para o balneário”, disse Didonet. Com a assinatura do decreto vai ser estabelecida também – de acordo com decisão judicial - a zona de amortecimento para prevenir eventuais ocupações irregulares que possam comprometer o Parque Nacional de Jurubatiba.

Auiriton Fabrino, o Tom do Lagomar, vice-presidente do Projeto Golfinho (que promove cursos de dança e capoeira para crianças e jovens do bairro) explica que a maior dificuldade para os moradores é quando chove. “Ficamos com dificuldades para sair de casa por causa da lama”, disse. Tom lembra que nos dias 18, 19 e 20 de novembro será promovido no Balneário Lagomar uma “Grande Noite Espiritual de Louvor, na Assembléia de Deus Pentecostal. Além disso, o Projeto Golfinho em parceria com o grupo afoxé, Filhos de T’Ogun Laxe, promoverá em outubro, um curso gratuito de técnico de engenharia voltado para pedreiros, eletricistas, bombeiros hidráulicos e marceneiros que moram no bairro.

“Nossa intenção é que eles possam ser capacitados para ler uma planta de obra e possam também estar acompanhando a modernização do processo de construção”, explica Tom.

O pastor Santo Coutinho, da Igreja Evangélica Quadrangular lembrou que a função da religiosa é preparar e recuperar as pessoas para a sociedade. “Nossa Igreja tem a preocupação de se envolver na área social ajudando as pessoas. Com certeza vou estar passando para elas a importância da elaboração do Plano Diretor, e como ele poderá auxiliar em problemas que temos no bairro”, disse.

Hermeto Didonet afirmou na palestra que esse era apenas o primeiro encontro com o grupo para eles serem sensibilizados a participar do processo de construção da nova Lei que vai direcionar o crescimento da cidade para o futuro.

O pastor Milton de Souza, da Assembléia de Deus Ministério Bonsucesso falou ao final do evento agradecendo à equipe da Coordenadoria do Plano Diretor por ter promovido o evento e ressaltou também a qualidade do encontro.