Nesta quarta-feira (20) será realizada a nona Oficina de Mobilização do Plano Diretor. A reunião com os moradores do bairro Parque Aeroporto, e das localidades do Jardim Aeroporto, Village Park e Vila Badejo acontece às 18h30m na Escola Municipal Zelita Rocha de Azevedo. A Coordenadoria Geral do Plano Diretor (Cogeplad) promove a Oficina, que tem a finalidade de divulgar o que é o plano e debater com a população sobre os problemas do bairro.
- Ao todo serão 30 Oficinas de Mobilização, de onde saem representantes para mais 11 Oficinas de Trabalho. Nessas primeiras oficinas explicamos o objetivo do Plano Diretor, o que ele vai proporcionar para o desenvolvimento sustentável do município e como é importante a participação popular nesse processo de construção do plano. Ressaltamos também que a criação da Cogeplad pelo prefeito de Macaé, Riverton Mussi, tem a finalidade de coordenar os trabalhos de elaboração e posteriormente estar acompanhando a sua implantação – informa Hermeto Didonet, coordenador do Plano Diretor, lembrando que a participação da população em todo esse processo é fundamental para apontar a cidade que queremos para viver, disse o coordenador Hermeto Didonet.
As próximas Oficinas de Mobilização serão realizadas no Frade (23), Parque Atlântico (2) e Engenho da Praia (4). Nos dias 26, 27 e 28 será realizada a II Conferência Municipal da Cidade de Macaé, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro) que terá como tema central O Plano Diretor de Macaé. As inscrições para a Conferência podem ser feitas pela internet pelo site www.macae.rj.gov.br.
O Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana do município. Para isto, o plano tem como premissa a compreensão das funções econômicas e sociais do espaço urbano, das características e aptidões ambientais do território e seus componentes naturais, das forças sociais atuantes e das estruturas e tendências do crescimento e desenvolvimento econômico.