Plano Museológico é discutido no Solar dos Mellos

26/10/2017 15:59:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Bruno Campos

Oficina sobre ferramenta de gestão de museus foi realizada essa semana

Uma oficina para capacitar 15 funcionários dos museus do Legislativo e do Solar dos Mellos foi realizada de terça a quinta-feira (24, 25 e 26), no Auditório Washington Luiz (Solar dos Mellos). Quem ministrou as aulas do curso "Plano Museológico", sobre ferramentas para gestão de museus, foi a museóloga Lucienne Figueiredo.

- A ideia é que desenvolvam o Plano Museológico, previsto na Lei 11.904/2009, que instituiu o Estatuto dos Museus. Isso é uma marca legal no campo museológico e visa colaborar para a organização e o planejamento dos museus - disse Lucienne. Essa oficina tem a duração de 18 horas e é dividida em aulas durante três dias.

Lucienne ressalta ainda que o Plano Museológico é composto por 12 programas. "Queremos levar os participantes a refletir sobre cada um desses programas, que correspondem às áreas de funcionamento dos museus", informa. Como exemplo ela citou o programa de exposição, que trata das exposições permanente, temporária, itinerante e extra-muros.

Um norte para o planejamento museológico

Para os funcionários do Museu do Legislativo, Ivana Gravina, Juliano Gaspel e Bárbara Azevedo, o assunto da oficina proporciona um norte à organização e à gestão do Planejamento Museológico.

Já a historiadora do Solar dos Mellos, Conceição Franco, disse que a oficina está sendo importante e produtiva e os servidores estão participando e repensando em como idealizar o Plano Museológico.

- Estamos analisando a missão do Solar dos Mellos - Museu da Cidade de Macaé para buscar uma definição operacional que, entre outros aspectos, mostrará o marco regulatório de museus, sua institucionalização e reestruturação nos campos da pesquisa, exposições e outros aspectos - completa a historiadora.


Fotos Relacionadas