Planos de Negócios de alunos do curso “Shell Iniciativa Empreendedora” são julgados

09/01/2014 17:23:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Planos de Negócios de alunos do curso do Projeto Shell Iniciativa Empreendedora começaram a ser apresentados nesta quarta-feira (08), na Cidade Universitária, por uma banca. Os trabalhos selecionados estarão sendo expostos no dia 21 deste mês, no Senai, bairro Botafogo, de 16h às 20h30. Ao todo, serão analisados 30 trabalhos até sábado (11) e o resultado final será divulgado dia 13 de janeiro. O programa é executado pelo Centro Integrado de Estudo e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS) e conta com o apoio do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec).

De acordo com informações da representante do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), Márcia Maria Conceição, o curso de capacitação teve a duração de três meses. Ao todo, segundo ela, 30 alunos terão seus Planos de Negócios avaliados. Eles participaram de aulas sobre marketing, gestão de pessoas, legislação para pequenos empreendimentos, elementos de valor da cadeia de óleo e gás, além de assessoria técnica especializada para ajudar a potencializar o empreendimento.

Para o advogado Alexandre Scherman, participar do curso projeto “Shell Iniciativa Empreendedora”, foi uma oportunidade de ampliar seus conhecimentos, principalmente na área de planejamento. Como advogado, isso não fazia parte da sua rotina de trabalho.

- Estou apresentando o Plano de Negócios da Óleo de Rocha Qualificação Profissional, que tem o objetivo principal de proporcionar qualificação profissional de engenheiros e técnicos, para que eles possam se aprimorar em Houston e Aberdeen -, contou.

Ele conta ainda que a ideia surgiu antes dele participar do curso e pelo fato de perceber que em Macaé existe uma carência para capacitar esses profissionais neste setor de petróleo. O advogado diz que a expectativa é boa e está otimista em estar entre os selecionados para apresentar o seu trabalho no próximo dia 21 de janeiro.

A vice-presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec), Sílvia Barreto, que participou da banca que avaliou os trabalhos apresentados pelos os alunos que participaram do curso, explica que a Prefeitura vem apoiando essa iniciativa por meio de divulgação entre os empreendedores no município.

- Esse projeto veio ao encontro da Política de Empreendedorismo do Fumdec, que tem o objetivo de capacitar os empresários que atuam na área offshore e onshore, pois o mercado está cada vez mais competitivo. Nós criamos a Casa do Empreendedor para darmos suporte aos empresários e essa parceria com a Shell não será a única. Já possuímos um Plano de Capacitação que contará com a parceria do Sebrae, Senac, Cetep, entre outras instituições -, ressaltou.

Além da representante do Fumdec, participou também a professora Ana Maria Pujon, da Universidade Estácio de Sá. Os resultados dos trabalhos vencedores estarão disponibilizados no site: www.iniciativaempreendedora.org.br. O Programa Shell Empreendedor de Investimento Social oferece gratuitamente formação, suporte e estímulo a redes de relacionamentos sustentáveis, para que empreendedores com mais de 20 anos desenvolvam seus próprios negócios com o intuito de se tornarem potenciais fornecedores para o setor de óleo e gás do norte fluminense e sul capixaba.

Informações sobre quais os serviços oferecidos pela Casa do Empreendedor do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec) poderão ser obtidas pelo telefone: (22) 2772-1779, de 9h às 17h.