logo

Plantio de mudas comemora 200 anos de Macaé

11/07/2013 14:12:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Ana Chaffin

O prefeito, Dr. Aluízio, e o vice-prefeito, Danilo Funke, participaram do plantio.

Para os cerca de 100 alunos do Colégio Estadual Municipalizado Coquinho, e da Escola Municipal Professora Sandra Maria de Oliveira Araújo Franco, esta foi uma manhã de quinta-feira (11) diferente. Elas participaram do plantio de mudas de macaúba (acrocomia aculeata) no Parque da Cidade, evento que faz parte das comemorações dos 200 anos de Macaé. Para festejar o aniversário do município, a secretaria de Meio Ambiente plantará 200 mudas da palmeira, símbolo estampado na bandeira de Macaé, em diversos pontos da cidade.

No Parque da Cidade serão plantadas 40 mudas de macaúba. Os outros locais que receberão a espécie serão o futuro Parque Recreativo e Ecológico da Ajuda (Prea), Avenida Presidente Sodré (rua da Praia, próximo à ponte Ivan Mundin) e no entorno do Centro de Convivência do Idoso (CCI). Nesta quinta-feira, também foram plantadas duas mudas de Pau-Brasil e Ipê.

- Cada planta é mais uma vida que cresce e que a gente possa sempre estar construindo uma nova vida. O que vocês estão fazendo é cuidar do meio ambiente e melhorar o planeta – disse o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, para os alunos das escolas que participaram do plantio, que contou ainda com a participação do grupo musical da Casa do Caminho, composto por crianças e adolescentes do bairro da Ajuda.

O ato simbólico contou também com a presença do vice-prefeito, Danilo Funke; do secretário de Ambiente, Guilherme Sardemberg; da secretária de Educação, Lúcia Thomaz; do coordenador do Cemeaes, Adriano Silva Marques; do coordenador de Educação Ambiental, Paulo Sérgio Barcelos; do coordenador de Arborização, Flávio Sayão; do vereador Welberth Rezende; e de representante da Guarda Ambiental da secretaria de Ordem Pública.

- Esse momento é muito especial porque vocês estão aprendendo a importância do meio ambiente. A árvore que nós vamos plantar agora, que está representada na nossa bandeira, é fundamental para resgatarmos nossa identidade – disse Danilo Funke.

De acordo com o secretário de Ambiente, a macaúba é uma palmeira nativa do município e que é originária de florestas. “Consta que a macaúba teria originado o nome de Macaé, por conta da grande quantidade da espécie que tinha na cidade. É uma palmeira frondosa e que precisa ser plantada com espaçamento de seis metros entre elas. Vamos fazer o acompanhamento das mudas que serão plantadas, com manutenção, rega, coroamento e adubação”, explicou Guilherme Sardemberg.

Para Bruna Barbosa, de seis anos, aluna do Colégio Coquinho, o plantio das mudas gerou muita expectativa. “Achei muito legal poder plantar uma árvore. Toda hora que passar aqui vou ficar regando”, disse.

Para a secretária de Educação, o plantio é importante por inserir as crianças na história de Macaé. “Isso cria vínculos. Quando você pergunta: por que estava plantando macaúba? Porque o nome da cidade vem da planta, é um termo indígena. Quando a gente conhece a história, passa a fazer parte dela”, pontuou Lúcia Thomaz.

A Guarda Ambiental também fez uma dinâmica para os alunos, falando sobre o combate à pesca, à caça predatória e os instrumentos utilizados para combate a pequenos focos de incêndio na mata. No final da cerimônia, o prefeito, demais autoridades e as crianças participaram do plantio de algumas mudas de macaúba no Parque da Cidade.