logo

Plenária ampliada do Fórum de Educação destacará qualidade social e diversidade

27/09/2011 16:59:33 - Jornalista: Andréa Lisboa

Nos próximos dias 26 e 27 de outubro, vai acontecer na Cidade Universitária a segunda edição deste ano da plenária ampliada do Fórum Permanente de Educação. O Encontro vai contar com a presença da PhD em Educação pela University of Glasgow, Ana Canen, que fará palestra sobre o tema do evento ‘Educação Pública com Qualidade Social’ e participará da mesa redonda sobre os sub-eixos, abordando o tópico ‘Função Social da Escola na Diversidade’.

A mesa também tratará dos sub-eixos ‘Qualidade dos Processos Educacionais’ e ‘Políticas de Formação Continuada’. Todos os credenciados poderão na manhã do dia 27, participar dos grupos de trabalho para discussão e elaboração de proposições sobre questões relativas aos sub-temas. O credenciamento para os grupos será feito no local, antes da abertura do fórum, que acontecerá na manhã do dia 26, no auditório Professor Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária, Granja dos Cavaleiros.

Seguida à abertura, acontecerá uma homenagem à educadora Maria Rosa Ramon da Silva, que colaborou para a instituição do sistema de educação municipal. À tarde, Ana Canen fará sua palestra e logo após participará da mesa de debates. As discussões nos grupos sobre os sub-eixos ‘Qualidade dos Processos Educacionais’ e ‘Políticas de Formação Continuada’ estarão pautadas por documentos sobre esses temas já produzidos pela Secretaria de Educação a partir de encontros anteriores com educadores da rede.

- A gestão democrática sempre foi nossa meta. Avançamos muito com a realização da Primeira Conferência Municipal de Educação, do Fórum Permanente, das plenárias ampliadas, das discussões sobre a matriz curricular da rede e sobre a revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do Magistério Municipal (PCCV) e ainda com a eleição de diretores de unidades escolares, diz o secretário de Educação, Guto Garcia.

Na próxima reunião do Fórum Permanente de Educação, que acontecerá no dia 13 de outubro, serão definidos os nomes dos demais indicados para a mesa redonda e também dos organizadores dos grupos de trabalho. O destaque sobre o sub-eixo ‘Função Social da Escola na Diversidade’, segundo os membros do Fórum Permanente, é devido ao perfil do município, distinguido pela migração regional, a diversidade cultural e as diferenças sociais.

O Fórum receberá também as proposições dos últimos encontros de profissionais de educação, realizados em agosto, também na Cidade Universitária, que contaram com expressiva participação de profissionais da área nos grupos de trabalho. Esses encontros tiveram como objetivo discutir a matriz filosófica da rede municipal.

O fórum, que é direcionado a toda sociedade e tem caráter consultivo, é uma das etapas para a 2ª Conferência Municipal de Educação, prevista para o próximo ano. A última plenária ampliada do Fórum Permanente de Educação aconteceu nos dias 31 de maio e 1º de junho, na Cidade Universitária. Na pauta foi incluída a discussão sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do Magistério Municipal (PCCV), como parte do eixo temático “Políticas de Gestão Democrática”.

Multiculturalismo – A PhD em Educação pela University of Glasgow, Ana Canen, em Macaé, já participou do curso “Educomunicação - Múltiplas linguagens no diálogo com a cultura afrobrasileira no espaço da escola”, oferecido na Cidade Universitária, em novembro de 2009. O curso foi idealizado como uma das estratégias da Secretaria de Educação para inclusão da temática ‘História e Cultura Afrobrasileira’ na rede municipal de ensino. Essa proposta integrou a programação da ‘I Semana da Consciência Negra e Cidadania’ que contou também com a presença do cantor de rap e escritor MV Bill.