Em comemoração ao seu primeiro aniversário, o projeto literário Palavra Expressa apresenta, nesta terça-feira (12), às 18h, na Biblioteca Pública Municipal Dr. Télio Barreto, com entrada franca, palestra com o editor, crítico e poeta, Carlito Azevedo, que lançará o número 20 da revista Inimigo Rumor.
Carlito Azevedo recebeu o Prêmio Jabuti após estrear na literatura com o livro de poesia “Collapsus Linguae” (1991). Sua obra foi reunida em “Sublunar“ (2001), que inclui “As banhistas” (1993), “Sob a noite física” (1996) e “Versos de circunstância” (2001). Carlito foi recentemente incluído na lista dos vinte maiores poetas brasileiros vivos. Tem livros publicados em Portugal, Espanha e Argentina, além de participar de diversas antologias poéticas publicadas na França, nos Estados Unidos, na Itália, na Colômbia e no México. Atualmente, ele coordena a coleção de poesia “Ás de colete”, das editoras Cosac & Naify e 7Letras.
A revista “Inimigo Rumor”, editada por poetas, tem como objetivo apresentar bons poemas. Seu nome é inspirado no livro de Lezama Lima, Enemigo Rumor (1941). Lançada em 1997, a revista, publicada pela editora 7 Letras, foi dirigida, até os sete primeiros números, pelos poetas Carlito Azevedo e Júlio Castañon. A partir do oitavo número, foi editada por Carlito e pelo também poeta Augusto Massi.
Carlito Azevedo se define herdeiro do concretismo, do modernismo, da poesia marginal e do surrealismo. Seu estilo, porém, é pessoal. “Eu tendo achar bem mais interessante pensar a poesia como algo que ainda está sendo inventado, cuja gramática e definição só vale para ler o que passou e não para reger e dirigir o que virá. De modo que a única definição que posso utilizar para a poesia é aquela mais abrangente de todas, usada uma vez pelo russo Mikhail Bakhtine: há poesia toda vez que algo nos ensina a ver diferenças onde antes só se via mesmice, homogeneidade.”, resume o poeta.
Um ano de sucesso
O projeto literário Palavra Expressa da Fundação Macaé de Cultura, por meio da Biblioteca Pública Municipal Dr. Télio Barreto, desde quando foi criado há um ano, como resgate dos saraus anteriormente realizados no Centro Macaé de Cultura, cativou um público fiel. Momentos agradáveis, com a participação popular, nos quais a literatura, pelo suporte da voz, torna-se, compartilhada, mais democrática.
Em 2007, o saudoso poeta Joventino de Oliveira Gomes foi um dos homenageados, Rita Brennand; Jorge Piri, lançando seu livro “Colibri”; Corsínio Soares Francisco; Harlen dos Santos; Maria Clara Curty; Jaíra Pacheco Branco; Laurita de Souza Santos; Regina Céli Moreira Nunes e Ieda Moraes, palestrando sobre a africanidade na poesia, integraram o projeto. Várias idades, pretensões e estilos são contemplados pelo programa.
Este ano, Carla Guedes e Silvana Teixeira, lançando o livro ‘Verso in’verso”; Maria Georgina de Souza, com a oficina “Contadores de História”, Sandra Waytt, Gerson Dudus, em comemoração ao aniversário do Movimento Antropófago e com a oficina “Poesia Concreta e Além – Desdobramentos verbivocovisuais na poesia contemporânea brasileira” e, ainda, as oficinas de Dança Haicai e de Ikebana, comemorando o centenário da imigração japonesa, figuraram a programação eclética do Palavra Expressa que promete novidades neste semestre.