logo

Policiamento na Região Serrana contará com parceria da Guarda Municipal

21/01/2015 12:02:00 - Jornalista: Catarina Brust

Para garantir um policiamento mais efetivo nos distritos de Glicério e Sana, a Polícia Militar e a prefeitura firmaram parceria que começa a vigorar a partir desta quinta-feira (22). A Guarda Municipal vai assumir o espaço físico do DPO de Glicério e o do Sana passará a funcionar na base da própria GM do sexto distrito. Enquanto isso, o efetivo da PM poderá se concentrar nas ações de rua. Os dois locais passam a ser uma base de força tarefa para garantir a segurança nesses distritos que recebem um grande número de turistas durante todo o verão.

O secretário de Ordem Pública, tenente coronel Edmilson Jório, explica que essa decisão foi tomada a partir de reunião com o comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, Jorge Pimenta, na terça-feira (20). "Será uma base combinada, não sendo nem da GM e nem da PM e, sim, uma força tarefa. Isso vai permitir que o efetivo da Polícia Militar seja liberado para o policiamento ostensivo e atender ainda melhor a sociedade. Enquanto isso, a Guarda Municipal participa na proteção dos patrimônios. O que está se fazendo é um ajuste no empenho da força tática", detalha.

De acordo com Edmilson Jório, essa atuação para a GM também será um fator de instrução, com a troca de informações e experiências com os policiais militares. Isso devido à implantação do Estatuto Geral das Guardas Municipais (Lei 13.022/2014) que foi aprovado em agosto e relaciona novas atribuições para os agentes da GM, como atuar com poder de polícia, porém com diferenças táticas.

- Essa rotina operacional começa já a ser empregada nesta quinta-feira, completa o secretário de Ordem Pública.

O DPO de Glicério funciona entre a localidade de Óleo e o distrito de Glicério. Já o do Sana passará a funcionar na base da Guarda Municipal, em cima do Posto de Saúde.