Foto: Rui Porto Filho
Vacina contra a poliomielite continua disponível no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas até sexta-feira
Mais uma vez, Macaé supera a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. No último sábado (19), quando foi realizada a segunda etapa da Campanha Nacional de vacinação contra a poliomielite, a secretaria de Saúde vacinou 15.276 crianças, ultrapassando assim a meta de 14.743, preconizada pelo Ministério da Saúde.
De acordo com a gerente do programa de Imunização, a enfermeira Cláudia Campanati,
durante esta semana a vacina contra paralisia infantil estará disponível no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas. “A meta do secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, é que todas as crianças com menos de cinco anos sejam vacinadas”, disse.
Cláudia explica que o Ministério da Saúde preconiza que sejam imunizadas 95% das crianças, sendo que no sábado Macaé vacinou 98,44% - a meta do município é chegar aos 100%.
Para atuar na campanha, 400 profissionais estiveram de plantão durante todo o sábado. O secretário acrescenta que a única forma de erradicar a poliomielite é através da vacinação em massa.
O Brasil já foi certificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de que não há circulação do vírus da poliomielite no seu território, segundo o ministério. A importância da vacina é manter o país livre do vírus que causa a doença.