Foto: Maurício Porão
A coordenadora, Tayse Marinho, ressaltou a importância do combate do LGBTFobia
A coordenadora de Políticas de Acesso e Gênero, Tayse Marinho, esteve na manhã desta quarta-feira (17), participando do grande expediente da Câmara Municipal de Macaé, para falar das ações realizadas no município. A programação, também teve o objetivo de lembrar o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia.
Tayse informou que, em Macaé, a data foi municipalizada em 2021, através da Lei 4.759 e ressaltou também que a Organização Mundial da Saúde (OMS), declarou, em 1990, que a homossexualidade deixou de ser considerada uma doença.“Infelizmente o Brasil é o país que mais registra mortes da população LGBTI+ e a maioria dos casos vem acompanhado de requintes de crueldade”, lamentou.
Ela acrescentou que muitas vítimas não registram ocorrência e é necessário que haja registro, para que essa violência seja combatida.
Tayse ressaltou ainda que a data tem o intuito de sensibilizar toda a sociedade, para contribuir contra o preconceito, rejeição contra a população LGBTI+, e que todos merecem respeito. “Em 2020, o Disque 100 registrou 1976 denúncias de violação dos direitos a essa população”, informou, destacando que a Coordenadoria realiza diversas ações, entre elas a Semana Macaé Pela Diversidade, audiência pública, campanhas publicitárias com o intuito de sensibilizar a sociedade macaense, entre outras.
A coordenadora destacou também a criação do ambulatório LGBTQI+, no Dona Alba. Segundo ela, no ano de 2021, foram 170 atendimentos; em 2022, 374 e de janeiro a abril deste ano, foram 169.
“Já tivemos muitos avanços, mas ainda temos muito que conquistar. Temos a intenção de instalar o disque LGBTFobia no município e criar um conselho. Enfim, precisamos da união de todos para que possamos ter uma sociedade com igualdade para todos”, pontuou, agradecendo o acolhimento e a sensibilidade dos vereadores em abordar essa pauta tão importante e pelo entendimento da importância de implementar políticas públicas para essa população no município.
A Coordenadoria Geral de Políticas de Acesso e Gênero funciona na Avenida Lacerda Agostinho, 477, no bairro Virgem Santa. Os telefones de contato são (22) 2759 1253 / (22) 981363661 ou pelo e-mail: coordenadoriadeacessoegenero@macae.rj.gov.br.