
O evento será na 15ª OAB, às 14h, com o documentário "A Primeira Advogada do Brasil - Myrthes Gomes dos Campos e a Jornada pela Emancipação Feminina"
Com o lema da campanha global "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher", que foi iniciada no dia 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Prefeitura de Macaé junto à Secretaria de Cultura seguem com ações em prol da campanha, que se estende até 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos ). Uma das iniciativas é a realização do Cine Debate com o documentário "A Primeira Advogada do Brasil - Myrthes Gomes dos Campos e a Jornada pela Emancipação Feminina", que será exibido nesta quinta-feira (4), às 14h, na sede da OAB. A programação será aberta à comunidade e vai acontecer em parceria com a 15ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB- Macaé). O órgão funciona na Avenida dos Jesuítas, n° 40, Imbetiba.
O documentário é dirigido por Marcelo Fonseca e conta com depoimentos da historiadora e professora Lúcia Guimarães, da doutora Ana Agleice Poncio Destefani, advogada e presidenta da OAB, além da professora doutora, Tânia Bessone. Haverá roda de conversa sobre direitos das mulheres e também será apresentada a trajetória da macaense Myrthes Gomes dos Campos, primeira mulher a exercer a advocacia no Brasil, reconhecida por desafiar as barreiras impostas pelo machismo do início do século XX. A programação contemplada pela Lei Paulo Gustavo integra as ações culturais previstas para o fim do ano, fortalecendo a presença do cinema itinerante e reforçando a política de democratização do acesso à cultura.
Vale lembrar, que o documentário revisita a jornada da advogada destacando arquivos históricos e reflexões atuais. O objetivo é revelar como a presença de Myrthes, que é reconhecida à frente do seu tempo pela luta do direito de se formar na faculdade e atuar como advogada por ser mulher. No documentário é enfatizada a história da advogada, que segundo registros foi transformada em ato de insubmissão, que abriu novos caminhos na luta pela emancipação feminina e pelos direitos das mulheres.
Ainda em dezembro, a Secretaria de Políticas para as Mulheres também vai se mobilizar na Campanha do Laço Branco, iniciativa global que convida homens a se comprometerem contra a violência de gênero. No Brasil, o dia 6 de dezembro é celebrado como o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, instituído pela Lei nº 11.489, de 200.
Campanha
A campanha “16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero” é uma iniciativa global liderada pela ONU Mulheres e é realizada entre 25 de novembro e 10 de dezembro, ligando o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres ao Dia dos Direitos Humanos. Em 2025, a temática da campanha é a violência digital, uma das formas de abuso que mais rapidamente tem crescido em todo o mundo.
A violência abrange desde o assédio online e o stalking até à desinformação com viés de gênero, deep fakes e a partilha não consensual de imagens íntimas. Vale lembrar, que tais abusos têm sido cada vez mais facilitados pela tecnologia, incluindo ferramentas de inteligência artificial, e representam uma ameaça crescente à segurança e ao bem-estar do público feminino. Segundo dados recentes do Banco Mundial, muitas mulheres ainda se encontram desprotegidas legalmente: menos de 40% dos países têm leis que defendam as mulheres contra assédio ou stalking digital.
Cine Debate- Documentário-
· Produção Executiva: Day Leal
· Direção: Marcelo Fonseca
· Roteiro: Day Leal
· Pesquisa: Alice Tavares
· Direção de Fotografia: Pedro Terra Araruna 1ª Assistente de Direção: Clara Paladino
· 1° Assistente de Câmera: Deborah Sena
· Som Direto: Issacar das N. Laurentino
· Fotografia Still: Júlia Gordiano
· Making Of: Mery Motta
· Montagem: Day Leal e Pedro Terra
· Araruna
· Edição: Júlio Raw
· Color Grading: Pedro Terra Araruna
· Mixagem de Som: Pedro Terra Araruna
· Designer Gráfico: Taina Alves
· Acessibilidade: Opens Sens
Depoentes: Prof. Dra. Tânia Bessone -
Historiadora / Prof. Dra. Lúcia Guimarães Historiadora / Dra. Ana Agleice Poncio Destefani - Advogada e Presidente da OAB - Macaé.