Foto: Divulgação Políticas para as Mulheres
Rede de apoio à mulher vítima de violência conta com apoio de órgãos como a PM
Com o objetivo de estreitar laços e fortalecer a rede de proteção e atendimento à mulher no município, a secretária de Políticas para as Mulheres, Jane Roriz, foi recebida na última quinta-feira (14) pelo comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, o tenente-coronel Vinícius Carvalho da Silva.
Integrada à rede de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, através da Patrulha Maria da Penha - Guardiões da Vida, a Polícia Militar atua no monitoramento das medidas protetivas, evitando reincidência e novos casos de violência contra a mulher.
“É extremamente importante que o nosso trabalho esteja conectado ao da Polícia Militar, através da Patrulha Maria da Penha. Como resultado, tivemos um grande avanço em diminuir as reincidências. Esse diálogo entre a rede torna a Lei mais efetiva, fomenta e fortalece o cuidado com a mulher”, destaca Roriz.
Na oportunidade, a secretária de Políticas para as Mulheres apresentou ao comandante do 32º BPM o projeto da Sala Lilás que, em breve, será inaugurada no Hospital Público Municipal (HPM) e no Hospital Público Municipal da Serra (HPMS).
A Sala Lilás funcionará em parceria entre o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) e a equipe do serviço social do HPM e tem como objetivo promover um atendimento cada vez mais humanizado à mulher vítima de violência.
De acordo com Roriz, está sendo criado um fluxo de atendimento nas unidades de saúde para melhorar a acolhida à mulher, incluindo os policiais militares destacados que atuam nos hospitais.
“A presença da PM traz um olhar diferenciado de que a mulher está sendo cuidada, amparada e protegida por todos os lados. Essa aproximação é fundamental para sensibilizar os profissionais no sentido de estarem conectados com as informações. Quando a mulher vítima de violência chegar ao HPM ou HPMS, deve ser encaminhada para a Sala Lilás”, ressalta.
Serviço
Em Macaé, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher realiza atendimento à mulher, seja ela vítima ou não de violência.
O Ceam está localizado à Rua São João, 33, ao lado da 123ª Delegacia Legal. Mais informações pelos telefones 2796-1045 e pelo Fala Mulher: 99817-0976.