logo

Polivalente Anísio Teixeira vence a Feira de Ciências

19/10/2006 18:44:28 - Jornalista: Janira Braga

O sexto ano da Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira foi o grande vencedor da Feira Macaense de Ciência, Tecnologia e Inovação 2006 (Femacti) com o trabalho “Nana-Neném”. Participaram da feira 120 trabalhos de 14 escolas municipais, cinco particulares, duas estaduais e uma federal.

O prefeito Riverton Mussi fez o encerramento do evento nesta quinta-feira (19) e entregou a premiação aos três primeiros colocados: no segundo lugar ficou o sexto ano do Colégio Municipal Ivete Santana Drummond de Aguiar e em terceiro, novamente o sexto ano da Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira.

A feira reuniu cerca de 800 alunos com idades entre 12 e 18 anos, cursando da quinta à oitava séries dos ensinos Fundamental e Médio. O objetivo foi praticar a ciência e a tecnologia. No discurso de encerramento, o prefeito Riverton Mussi ressaltou que nos dias contemporâneos, toda a cadeia de produtos e serviços passa pela informática.

- No próximo ano, todas as escolas terão uma sala de informática com acesso à Internet para que os alunos possam aprender e entrar em contato com o mundo da tecnologia – disse o prefeito, informando ainda que o governo municipal vai assinar convênio com a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (Fafima) para a implantação da Escola de Idioma em Macaé. Os formandos do curso Inglês- Português serão encaminhados ao projeto para ministrarem as aulas. Serão oferecidos cursos de inglês e espanhol.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, comentou que a Femacti propiciou diversas inovações para a sociedade macaense. “A feira teve o apoio de instituições e empresas, que já se comprometeram a nos ajudar no próximo ano”, pontuou. A secretária de Educação, Milmar Madureira, ressaltou a importância da ciência e tecnologia ser trabalhada com os alunos. “Incentivamos para que os alunos aperfeiçoem o trabalho cada vez mais”, frisou.

Macaé foi bicampeã estadual de Feira de Ciências neste ano, com o projeto da Escola Técnica Federal, intitulado Fábrica de Biodiesel. O projeto vai representar o Brasil em uma Feira Internacional de Ciência, que será realizada na Argentina. A Femacti reuniu escolas municipais, estaduais e federal e a idéia é que no próximo ano, a feira seja de âmbito regional.