Polo de Artesanato de Macaé toma posse na federação estadual

24/11/2022 09:14:00 - Jornalista: Juliana Carvalho

Foto: Rui Porto Filho

Associação amplia possibilidades de exposição e comercialização dos produtos

A valorização do artesão macaense tem sido uma das marcas do governo municipal ao investir em ações com capacitação, reconhecimento e espaços para comercialização. Nesta quarta-feira (23) mais uma conquista pode ser celebrada pelos profissionais, com o ingresso do Polo de Artesanato de Macaé como membro da Federação do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro (Faerj).

A cerimônia, realizada no foyer do Teatro Municipal, contou com a presença dos integrantes da associação que é a primeira de Macaé a fazer parte da Federação. O Secretário de Cultura, Leandro Mussi, destacou o empenho da secretaria que forneceu suporte jurídico ao Polo. "É um prazer e uma honra participar desse momento. Não estamos medindo esforços para que essa vertente da cultura cresça mais e mais em nosso município", afirmou, citando outros projetos em andamento voltados para os artesãos que na cidade são cerca de 500 cadastrados pela Secretaria.

Ser membro da Federação do Artesanato do Rio traz benefícios como a integração na rede com atuação estadual e amplia as possibilidades de comercialização, como a venda na loja colaborativa que funciona no Recreio Shopping, no Rio de Janeiro, e feiras realizadas em outros estados.


“A federação e as associações têm esse papel de ser um impulsionador na transformação de vidas. O associativismo é importantíssimo para o nosso trabalho pois, permite a abertura para o escoamento da mercadoria, bem como a capacitação. Nós somos empreendedores e precisamos ter estrutura e dignidade para exercer nosso ofício. Nosso trabalho leva cultura e promove o turismo, sendo uma importante ferramenta para a economia local, movimentando toda uma cadeia de serviços. A Faerj está aqui para ajudar no que vocês precisarem", declarou a presidente da Faerj, Nea Mariozz.

Juliana Fonseca, presidente do Polo de Artesanato de Macaé falou, emocionada, sobre a conquista dela e dos cerca de 40 artesãos integrantes da associação. "Estamos muito honrados em ser a primeira associação de Macaé a se filiar à Faerj que já estará levando daqui produtos nossos para a feira ArteSanto, em Vitória-ES. Estamos conquistando nosso espaço e essa é mais uma vitória de muitas que ainda virão!", ressaltou. Juliana destacou ainda que o Polo está aberto aos artesãos da cidade que desejem fazer parte da associação. Os interessados podem entrar em contato por meio da página no Instagram @polodeartesanatomacae.

A cerimônia contou ainda com a presença do coordenador de Artesanato da Secretaria de Cultura, Bruno Ribeiro, e da coordenadora do Espaço de Artesanato na Rodoviária, Ana de Souza.