logo

Polo de Artesanato: projeto premiado pelo Estado será lançado no Beco das Artes

13/06/2024 18:08:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

O evento contará com palestras, oficinas, apresentações musicais, gastronomia artesanal e atividades de atenção a Pessoas com Deficiências (PcD)

A associação de artesãos Polo de Artesanato de Macaé foi contemplada com o prêmio estadual 'Mãos Criativas' da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec-RJ), Edital 16/2024, através da Lei Paulo Gustavo de incentivo cultural. O projeto patrocinado é a 'Feira de Artesanato do Polo de Macaé', que será inaugurada com 58 barracas padronizadas, de 5 a 7 de julho, no Beco das Artes, Praia do Pecado, com programação cultural gratuita. O projeto recebe apoio institucional da Prefeitura.

Mais de 60 artesãos participarão da feira. Palestras, oficinas, apresentações musicais, gastronomia artesanal e atividades de atenção a Pessoas com Deficiências (PcD) estão na programação gratuita. O Secretário Municipal de Cultura, Leandro Mussi, ressaltou a importância desta vertente cultural para o município.

"O artesanato é tratado com muito carinho pelo Município. O Polo de Artesanato já havia sido contemplado em edital pela Lei Aldir Blanc, através do Município, e agora pela Lei Paulo Gustavo, por meio do Estado. É um orgulho para nós".

"O projeto prevê a inauguração das 58 barracas padronizadas, adquiridas com recursos do edital, para a exposição dos artigos de nossos associados. Vai haver palestras, oficinas gratuitas, eventos musicais, gastronomia artesanal e atividades de atenção à PcD", conta a presidente da Associação Polo Artesanato de Macaé, Juliana Fonseca.

"A felicidade é muito grande por este prêmio neste edital, porque acompanhamos o Polo de Artesanato desde seus primeiros passos. A Secretaria de Cultura de Macaé prestou apoio jurídico para a criação da associação. O Polo de Artesanato a cada dia alcança mais sucesso. É uma associação muito organizada que sai vitoriosa de todos os editais de que participa. O grupo expõe no Rio, através da Federação do Artesanato do Rio de Janeiro (Faerj), e a Secretaria Municipal de Cultura auxilia os artesãos com o transporte, quando solicitada. Os artesãos do Polo já enviaram suas peças para Portugal e outros países", ressalta o coordenador de Artesanato da Secretaria Municipal de Cultura, Bruno Ribeiro.

Feira nos Cavaleiros

Neste mês de junho, a feira do Polo de Artesanato de Macaé estará na orla da Praia dos Cavaleiros apenas entre os dias 21 a 24, devido aos ventos fortes desta época do ano. Na sexta-feira (21), das 16h às 21h; no sábado (22) e no domingo (23), das 10h às 21h; e na segunda-feira, 24 de junho, Dia de São João Batista, feriado pelo padroeiro do município, das 10h às 17h. A exposição conta com diversos artigos exclusivos feitos à mão, como bolsas, quadros, nécessaires, sandálias decoradas e acessórios diversos. Outras informações estão disponíveis no Instagram @polodeartesanatomacae, ou pelo celular (22) 99986-1885.