logo

Polo Municipal de Oncologia tem mais de 500 atendimentos em um mês

07/04/2015 09:33:00 - Jornalista: Álvaro Marcos Teles

Foto: Juranir Badaró

Oficina de artesanato faz parte da terapia disponibilizada pelo Polo Municipal de Acolhimento ao Paciente Oncológico e Ostomizado

Há duas semanas Luiz Fernando Glória Stephen, 61 anos, procurou o Polo Municipal de Acolhimento ao Paciente Oncológico e Ostomizado. Em tratamento de recuperação de um câncer, ele recebeu orientação médica para praticar exercícios. No local, o paciente faz alongamento.

Desde quando começou a frequentar o lugar, ele nota uma melhora significativa no dia a dia. "Estou me sentindo muito bem, mais disposto para executar as atividades cotidianas. É muito bom vir aqui porque, além da atividade física, o atendimento é maravilhoso", elogia.

O Polo, em um mês de funcionamento, prestou 531 atendimentos. "Normalmente os pacientes gostam muito daqui. Depois que passam a ver o que é oferecido, se empolgam", relata a coordenadora Ana Terra, lembrando que nesta quarta-feira, dia oito de abril, é lembrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer.

O local recebe pacientes com diagnóstico positivo e encaminha para tratamento nas unidades de referência - o Centro de Oncologia do Hospital São João Batista (em Macaé), hospitais de Campos e Itaperuna e também o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Rio de Janeiro.

Fisioterapia e oficina de artesanato no local

Há também fisioterapia (pré e pós cirúrgico), atendimento médico, psicologia, serviço social e entrega de bolsas de colostomia - serviço feito anteriormente no Centro de Especialidades Médicas Moacir Santos, o "Barracão".

No Polo há ainda uma oficina de artesanato comandada pelas instrutoras Beatriz Barreto e Christiane Moraes, ambas servidoras da prefeitura. A produção é exposta no local e tem a renda obtida com a comercialização dos produtos revertida para a manutenção da própria oficina.

O Polo Municipal de Acolhimento ao Paciente Oncológico e Ostomizado fica na Rua Visconde de Quissamã, número 674, no Centro da cidade, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Os telefones para contato são: (DDD 22) 2796-1508 e 2796-1326.