Foto: Rui Porto Filho
Os aparelhos de verificação biométrica já estão instalados na Prefeitura e Centro Administrativo Luiz Osório
Dando continuidade à implantação do sistema de ponto biométrico na administração municipal, começa, nesta terça-feira (27), no Paço Municipal e no Centro Administrativo Luís Osório (Cealo), o uso do equipamento para registro de jornada de trabalho de servidores. No Paço foram instalados quatro aparelhos de verificação biométrica. Já no Cealo, foram três. A iniciativa tem como objetivo garantir transparência e modernizar a gestão, baseada no projeto de lei 4.092/15.
Os servidores que atuam nesses setores devem esperar que o leitor biométrico detecte e apareça o nome no visor do relógio. Neste período inicial de implantação, uma equipe de apoio estará no local auxiliando os servidores, que também poderão tirar dúvidas no setor de Recursos Humanos da prefeitura.
A implementação do ponto biométrico na administração municipal ocorrerá de forma gradativa nas unidades administrativas, de acordo com cronograma da secretaria de Gestão Pública, que será divulgado nos meios de comunicação e portal do servidor. O sistema possibilitará ampliar os mecanismos de gestão de RH.
O ponto biométrico é formado por equipamentos e programas informatizados para o controle da entrada e saída dos profissionais, por meio de dispositivos com emissão de relatórios. Todo final de mês, essas informações serão sincronizadas com a folha de pagamento da gestão municipal. As exceções serão avaliadas pela Comissão de Avaliação e Controle do Sistema de Ponto Biométrico.