Foto: Ana Chaffin
Sinalização para segurança na travessia de pedestres complementa obra
Com o recapeamento asfáltico da Amaral Peixoto, o trecho entre os trevos da Cancela Preta e Professor Rubens Carneiro passou a ser uma via expressa com quatro pistas, duas no sentido Cavaleiros e duas no sentido Centro. Esta mudança fez com que o tráfego de pedestres e ciclistas pela Amaral Peixoto fosse proibido. No entanto, para garantir uma maior segurança no trecho, algumas medidas passaram a valer nesta quinta-feira (19).
A primeira delas foi a implantação da sinalização para segurança na travessia de pedestres. Foram colocadas faixas nas proximidades da Creche MAI Carmem de Jesus França, da Rua Raul Freire Pinheiro e da Rua José Ciríaco Júnior. Nestes três pontos será instalada ainda a sinalização semafórica.
E para aumentar a segurança também para quem depende do transporte público, os pontos de ônibus foram reposicionados e colocados próximos a estes locais com presença de sinalização. Sendo assim, os passageiros só devem fazer a travessia e aguardar os ônibus nestes locais em que há placas indicando os pontos de parada.
Transporte – Até que seja concluído o asfaltamento das vias auxiliares no início de abril, os três pontos de parada permanecerão na Amaral Peixoto. A partir daí, os ônibus passarão a fazer o seu trajeto sentido Centro pela Nossa Senhora da Glória, enquanto os coletivos que seguirem no sentido Parque de Tubos passarão pela Avenida Guadalajara. Assim, os usuários do transporte público terão mais segurança para aguardar os ônibus, sem ter que ficar na beira da pista na via expressa.
Trânsito – Um esquema de orientação e fiscalização ostensiva também está em funcionamento neste trecho da Amaral Peixoto. Isso inclui a presença de um agente de trânsito em cada uma das faixas de pedestres para auxiliar na travessia segura e de mais dois agentes de trânsito em motocicletas para, em especial, impedir que ciclistas e pedestres circulem pela via expressa. A orientação é para que eles sigam para locais mais seguros, como a orla ou a ciclovia na Linha Vermelha. Os agentes estão mobilizados das 6h às 20h.