Os banhistas que lotaram neste sábado (10) as areias da Praia do Pecado e da Lagoa de Imboassica estão satisfeitos com as obras de urbanização e modernização que a prefeitura está concluindo. Na Praia do Pecado, um dos cartões postais da cidade, a urbanização foi efetuada através de um projeto de macro revitalização dos cerca de 1,5 mil metros de via pública. A praça da Praia do Pecado está situada entre a praia e a barra da Lagoa de Imboassica, e compõe o novo visual da orla.
- Ficou linda a orla da Praia do Pecado. Eu sou macaense e há muito tempo não vinha aqui, foi uma surpresa – contou a moradora de Imbetiba, Vera Moraes, de 43 anos. No local, a prefeitura construiu calçadão, ciclovia, três quiosques e dois postos de salva-vidas. Toda a orla recebeu moderna iluminação. Coqueiros, iluminação indireta e “chuveirões” complementam a obra. A iluminação é feita por postes com lâmpadas e refletores de mercúrio e sódio. As obras tiveram a aprovação da Ong SOS Praia do Pecado.
Já nas proximidades da Lagoa de Imboassica, a secretaria de Obras (Semob) continua as obras da praça. A Semob está concluindo os quiosques, o calçamento e o posto salva-vidas. Em um dos quiosques, que também será usado pela Guarda Municipal e Polícia Militar para vigilância da área, os visitantes encontrarão material com informações turísticas sobre o município, que serão distribuídos pela Macaé Tur.
Para a auxiliar de escritório Fernanda Andrade, de 23 anos, a urbanização estimula a ida de banhistas à praia. “A barra da Lagoa de Imboassica estava precisando de um projeto de urbanização, como o que está sendo praticado. Os quiosques estão ficando ótimos”, ressaltou.
O projeto complementar para a orla é facilitar o acesso entre o Pecado e os Cavaleiros, com a construção de uma passarela, ao estilo de ponte pêncil, que será construída sobre a restinga, sem prejudicar o ecossistema.