A Macaé Trânsito e Transporte – MACTRAN – fechou a última semana do ano de 2005 com índice quase zero de incidentes de trânsito, com destaque para os diversos locais do município, onde aconteceu o réveillon com a explosão de fogos coloridos e shows. Segundo os coordenadores dos diversos setores da Mactran, centenas de moradores passaram pela tenda da autarquia para obter informações e cumprimentar os servidores de plantão pela organização do trabalho.
Segundo o presidente da Mactran, Fernando Magalhães, o sucesso das ações se deve também ao trabalho do 32º Batalhão da PM, comandado pelo coronel Maia, e do Batalhão da Polícia Rodoviária, comandado pelo coronel Vivas. Para Fernando, a população merece elogios por seu comportamento.
- Seguindo as orientações do prefeito, montamos um esquema que incluiu a distribuição de folhetos educativos, que teve a aprovação e colaboração da população, de modo geral. Os moradores do Cavaleiros gostaram de receber correspondência, comunicando sobre as alterações do trânsito no bairro e não deixaram carros estacionados na Avenida Atlântica nem na Avenida Nossa Senhora da Glória. Os moradores também elogiaram a colocação das faixas nas ruas com os dias e horários de interdição para o estacionamento, ressaltou o presidente.
Fernando contou que a fiscalização atuou na orla, não permitindo que os vendedores ambulantes atrapalhassem a circulação de pessoas no passeio. “Os ambulantes atenderam ao nosso pedido. O reboque retirou alguns carros estacionados em locais proibidos. Houve apenas duas apreensões de veículos de transporte irregular, sem agressão por parte dos infratores.
Segundo a coordenadora de trânsito, Laismeire Meireles, o trabalho começou duas semanas antes do último dia do ano, com a distribuição de folhetos educativos sobre o comportamento no trânsito. Não houve registro de caso de condutor de veículo embriagado, na cidade ou nas imediações dos locais dos shows nos diversos pontos da cidade e da serra. “A campanha educativa surtiu o efeito desejado. A correspondência aos moradores dos Cavaleiros, fato inédito, também foi um sucesso”, ressaltou Laís.
O coordenador de Transporte, Jayme Couto, disse que a população não ficou sem condução, para se locomover na cidade. “As empresas de ônibus também colaboraram com os festejos organizados pela prefeitura. A Mactran conseguiu dos empresários a colocação de 40 ônibus a mais à disposição da população, que tiveram sua base na Lagoa”, ressaltou. Segundo Jayme, não houve qualquer incidente entre passageiros e motoristas.