População de rua é abordada pela Secretaria de Promoção Social

17/02/2005 18:29:16 - Jornalista:

A secretaria municipal de Promoção Social continua intensificando as ações para coibir desocupados que estão residindo nas ruas da cidade, dormindo embaixo das marquises e sob a Ponte Ivan Mundim.

A secretaria municipal de Promoção Social continua intensificando as ações para coibir desocupados que estão residindo nas ruas da cidade, dormindo embaixo das marquises e, principalmente, sob a Ponte Ivan Mundim. Desde o dia 12 de janeiro que uma equipe da Sempros, junto com a Guarda Municipal, vem dando prosseguimento a abordagem.

De acordo com o secretário Waldecy Brandão, 20 pessoas estão morando embaixo da ponte. “Já retiramos essas pessoas, que foram encaminhadas à Fundação Leão XIII e receberam total assistência, mas o problema é mais grave do que se imagina, pois só podemos levar as que querem ir, não podemos obrigá-las, pois de acordo com a Constituição, todos têm o direito de ir e vir e não podemos obrigar ninguém a nos acompanhar”, disse.


A assistente social, Elaine da C. Feitosa Pinto, que participou da operação, relatou que o local foi adequado pelos os moradores, com cama, cobertores, panelas, fogueiras, varal de roupa, entre outros. “Identificamos pessoas de Campos, Vitória e Recife entre os moradores”, contou.


Segundo Brandão, a secretaria não deixa de assistir essas pessoas, mas o problema não é só de Macaé. “Não podemos deixar de dar assistência a essas pessoas, mas também não podemos mantê-las aqui como pedintes. Temos obrigações com os residentes no município e esses nós priorizamos. Já estamos nos movimentando para entrar em contato com as secretarias de Promoção Social das cidades de onde elas vieram, que terão de se responsabilizar. Não é justo que a cidade fique a mercê de mendigos de outras cidades”, finalizou.