logo

População reconhece trabalho da Guarda Municipal

16/09/2005 18:15:21 - Jornalista: Sérgio Lopes

Ser responsável pelo patrimônio público de Macaé é um dos papéis da Guarda Municipal. O trabalho que vem sendo realizado pela corporação é reconhecido pela população que a torna uma das instituições mais respeitadas e importantes da cidade.

De acordo com o professor de história, Paulo Pereira Magalhães, uma das questões que mais aflige a sociedade é a falta de segurança que ameaça a todos. Segundo ele, a Guarda Municipal é a solução para o problema.

Para a estudante de Direito, Estela Alves Vasconcelos, é comum ver seguranças contratados pelos contribuintes para fazerem a proteção nos estabelecimentos. “Cria-se apenas a sensação de segurança. Às vezes esses contratados não têm autonomia para agir”, afirmou.

Segundo a médica Neuza Dares, a guarda municipal é uma instituição criada para completar uma lacuna na área de segurança pública. “A sociedade vem percebendo, aos poucos, o quanto é fundamental confiar e acreditar nos serviços da Guarda Municipal”, declarou.

Criada com base no artigo 144 da Constituição Federal, a Guarda Municipal de Macaé foi criada pela Lei Municipal nº 20, de 1º de dezembro de 1947, pelo prefeito Milne Evaristo da Silva Ribeiro. Em 22 de maio de 1997, com Lei Complementar 005/97, foi instituída a Empresa Municipal de Guarda (EMUG). Diante da necessidade de se adequar ao novo Código de Trânsito Brasileiro, em 07 de junho de 1998, foi instituída a Empresa Pública de Vigilância e Trânsito de Macaé – Guarda Municipal.

Hoje, Guarda Municipal possui cerca 400 agentes, sendo 80 mulheres, e dividida em quatro departamentos: Departamento Administrativo e Financeiro; Departamento de Patrimônio e Meio Ambiente; Departamento de Operações Especiais e Inspetorias e Departamento Jurídico.

De acordo com diretor-presidente da corporação, Antônio Franco de Carvalho, a Guarda Municipal é uma instituição que necessita de mais infra-estrutura para desempenhar seu papel constitucional. “Hoje posso comprovar que nossos esforços em melhorar a Guarda não estão sendo em vão. Ela demonstra disciplina, moralidade e seriedade, o que eleva o nome do município e conquista o respeito da sociedade macaense”, concluiu.