logo

População será novamente orientada sobre os cuidados com dengue

12/04/2007 15:10:06 - Jornalista: Ludmila Azevedo

A secretaria de Saúde de Macaé (Semusa) faz nesta sexta-feira (13), uma nova mobilização para intensificar os cuidados que a população deve ter no combate ao mosquito da dengue. A partir das 06h30, nos terminais rodoviários, agentes de endemias estarão distribuindo panfletos e orientando à população sobre complexo homeopático, que ajuda a diminuir os sintomas da doença.

O secretário de Saúde, Luiz da Penha, espera que com a campanha, a cidade continue mantendo o controle da doença. Como reforço a todo trabalho desenvolvido pelos agentes da saúde, a Semusa disponibilizará 50 mil doses do complexo homeopático. Segundo ele, o novo medicamento estará, a partir de sábado, disponível em 40 Unidades Básicas de Saúde, nos postos do Programa Saúde da Família e no Centro de Saúde Jorge Caldas.

De acordo com o secretário, é determinação do Ministério da Saúde, que o profissional de saúde assistente – seja do setor público ou privado – seja obrigado a notificar à Secretaria de Saúde os casos de dengue. As notificações são encaminhadas ao Setor de Epidemiologia, que avisa ao Centro de Controle de Zoonozes (CCZ). A equipe do CCZ imediatamente vai à casa do paciente e faz o bloqueio nos focos.

Ainda nesta sexta-feira, às 20h30, no Paço Municipal, o presidente da Associação Médica de Homeopatia do Estado do Rio, Francisco José de Freitas, vai proferir palestra com o tema “Surtos e epidemias: contribuição da homeopatia”. Especialista na área, ele também é professor de Homeopatia e vice-diretor Escola de Medicina da Uni-Rio, além de coordenador da Câmara Técnica de Homeopatia do Conselho Regional de Medicina (Cremerj).