Foto: Rui Porto Filho
Educação distribui maletas de livros para todos os alunos da rede municipal, adequados para cada faixa etária
Promover a conscientização, consolidando a educação antirracista nas escolas com apresentações artísticas e culturais que comemoram o início do ano letivo em Macaé. Esse é o objetivo da programação do evento “Por uma Educação Antirracista”, iniciado nesta quarta-feira (21) e que vai até quinta-feira (22) no espaço montado na Avenida Elias Agostinho, em Imbetiba. A feminista, escritora e acadêmica brasileira, Djamila Ribeiro, participou de roda de conversa após a abertura, que teve uma entrega simbólica de maleta cheia de livros para o aluno Artur Cruz Lacerda, do quarto ano da Escola Municipal Dolores Garcia e Vitor Cruz Lacerda, do sexto ano da Escola Municipal Maria Letícia dos Santos Carvalho.
A secretária de Educação, Leandra Lopes, informou que todos os alunos e professores da rede municipal estão recebendo uma maleta e que cada uma possui títulos adequados à faixa etária de cada nível de escolaridade. Para o 1º ano do Ensino Fundamental, por exemplo, serão histórias como "A fantástica viagem de Okiké", "O macaquinho de nariz vermelho", "BU!", "Sonhos de um morcego", "Tiê", "Barco a vela ", "Um livro em branco", "Mitaí conta até dez" e "Lunar". Com uma seleção diversificada, os alunos poderão se aventurar em diferentes universos literários.
Leandra detalhou práticas antirracistas adotadas na rede municipal como o Nutriafro.
- Entregamos a maleta para iniciar o ano letivo com livros porque trabalhar a política antirracista tem muito a ver com leitura. Estão sendo distribuídos sete mil livros de Djamila aos profissionais aqui no evento para que o servidor seja um multiplicador das políticas antirracistas. Quando falamos de leitura, falamos do trabalho de leitura na escola, aos servidores envolvidos na educação e a relação com a cultura – definiu a secretária.
Dentre os livros que serão entregues na maleta dos primeiros segmentos da EJA, destacam-se obras como “Lunar”; “O livro dos chás”; “Quem ri por última rima melhor”; “Sr. Gentil" e "Tiê".
“O programa torna obrigatório mensalmente no cardápio da alimentação das unidades da rede municipal de ensino, gêneros que fazem referência às alimentações dos povos originários”, explicou. O Nutriafro foi elogiado pela filósofa Djamila.
Outro exemplo de maleta é do 7º ano do Ensino Fundamental, em que os alunos terão a oportunidade de mergulhar em diversas viagens literárias por meio dos livros: "O outro lado da galáxia"; "Ana Bola e outras histórias quentes"; “O destino do lobo”; "Jegue não é burro" e por fim, "Zé Perri: a passagem do pequeno príncipe pelo Brasil".
“Sou mulher preta, minha família é formada por três pessoas, eu, meu filho e minha filha, a luta da mulher negra é muito grande, tivemos muitas conquistas, mas temos muito a avanço”, afirmou.
Djamila Ribeiro promove discussões sobre racismo, gênero e sociedade
“É importante quando a gente fala de educação antirracista, compreender que a gente está falando de um problema que é da sociedade brasileira. Quando a gente fala de trazer sistemas dentro da sala de aula, a gente não está falando de ideologia a ou b, a gente tá falando de um tema que diz respeito à nossa construção enquanto país”, avaliou.
Djamila Ribeiro abriu o diálogo com o público, convidando toda a comunidade escolar a se posicionar e a se comprometer com a luta antirracista em seu cotidiano. Com uma abordagem didática e acessível, Djamila ofereceu reflexões e ferramentas para que todos possam contribuir na construção de um mundo mais justo e igualitário. Utilizando sua experiência pessoal e seu conhecimento acadêmico, o autor abordou o racismo em suas diversas manifestações e ofereceu orientações práticas para a promoção da igualdade racial.
“O Brasil teve mais tempo de escravidão do que de não escravidão. O que isso significa? Significa dizer que falar de antirracismo não é problema da população negra, mas de toda a sociedade brasileira”, ressaltou que para entender a importância da política da diversidade é preciso discutir desigualdades.