logo

"Por uma Macaé mais limpa" une Meio Ambiente e Mobilidade

09/06/2016 11:34:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana

Campanha distribuiu lixeiras de carros para condutores

As ações da “Semana do Meio Ambiente”, promovidas pela Secretaria de Ambiente, geraram uma mobilização entre diversos parceiros. Um deles foi a Mobilidade Urbana que, na quarta-feira (8), se uniu a campanha "Por uma Macaé mais limpa", com o objetivo de conscientizar os motoristas sobre a importância do descarte correto de lixo. Para isso, das 14h às 16h30, foram distribuídas lixeiras para carros em diferentes cruzamentos no Centro da cidade.

A força tarefa formada pelos membros do Meio Ambiente e da equipe de Educação no Trânsito da Mobilidade Urbana esteve no sinal de trânsito da Praça Veríssimo de Melo, no cruzamento entre a João Cupertino e a Avenida Rui Barbosa; no semáforo da Avenida Rui Barbosa, no cruzamento com a Rua Vereador Abreu Lima e no sinal do cruzamento entre a Vereador Manoel Braga e a Avenida Rui Barbosa.

A iniciativa busca contribuir para que que todos passem a colaborar para uma cidade mais limpa, evitando jogar lixo pelas janelas dos carros, depositando-o na lixeira para depois ser descartado de forma adequada.

- Estamos comemorando a “Semana do Meio Ambiente” com muitas atividades e contando com esta integração entre as secretarias, o que é uma marca desta gestão. Assim, estamos conseguindo executar a ação de forma efetiva, já que todos reconhecem a necessidade de se preservar o meio ambiente - explicou o subsecretário de Ambiente, Henrique Abrahão Charles.

O secretário de Mobilidade Urbana, Júlio Antunes, também destacou a importância destas ações em parceria por considerar que todos têm um papel fundamental na preservação do meio ambiente. “Só em não descartar o lixo de forma incorreta, pela janela do carro, o cidadão já contribui para evitar o entupimento da rede de esgoto, enchentes e poluição. Favorecendo não só para seu bem estar, como de todos”, pontuou.

O secretário também lembrou que, de acordo com o artigo 172 do Código de Trânsito Brasileiro, atirar do veículo ou abandonar na via objetos ou substâncias é uma Infração de natureza média, com penalidade multa prevista de R$ R$ 85,13 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Aprovação – Muitos dos que receberam as sacolinhas de lixo distribuídas pela equipe elogiaram a iniciativa. É o caso de Maria José Santos que é voluntária em diversos projetos, incluindo de meio ambiente. “Ainda há um comodismo de muitos que pensam que o que não os afeta diretamente, não é um problema. São poucos os que têm a consciência do que é o correto. Continuo com minhas ações e fazendo a minha parte, pois quero somar a estas condutas do bem. Afinal, o outro merece ter o melhor, assim como queremos o melhor para nós mesmos”, disse.

Além da campanha "Por uma Macaé mais limpa" em parceria com a Mobilidade Urbana, a “Semana do Meio Ambiente” também promove plantios de mudas em vários bairros; está apresentando a Mostra - A biodiversidade do Parque Atalaia até o dia 10 de junho, das 8h às 17h, no Paço Municipal; realizou o “Cine Ambiental” com exibição do filme “Rio”, para alunos da rede municipal; realizou um circuito de ciclismo em direção ao Parque Atalaia e uma caminhada ecológica pelas trilhas para apresentar a biodiversidade local; criou um jardim de pneus reciclados no Polo de Cultura da Fronteira e, para encerrar a semana, nesta sexta-feira (10), exibirá o filme "O Veneno está na mesa" para alunos de 12 a 14 anos da rede municipal.


Fotos Relacionadas