Foto: divulgação
Cerca de 300 professores A (Educação Infantil e 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental) aprovados no último concurso para o magistério municipal estão sendo chamados pela Prefeitura de Macaé para efetivar o termo de posse entre os próximos dias 15 a 17 de outubro. O comparecimento dos professores deverá acontecer, conforme ordem de classificação dos aprovados, na sede da Secretaria de Administração, local em que será assinado o termo de posse. Já entre os dias 16 a 18, eles deverão comparecer na sede da Secretaria de Educação para escolha da unidade de ensino em que vão lecionar.
Antes da posse, os aprovados foram submetidos a exames médicos e para saber se estão aptos a lecionar nas escolas municipais. A lista do chamamento dos aprovados foi publicada na portaria Semad nº 064-2012, seguindo o decreto 106-2012 do dia 7 de maio deste ano. A nomeação também foi publicada no último dia 27, no Jornal O Debate.
Para melhor atender aos educadores durante os dias de posse e escolha, a Prefeitura de Macaé vai receber 100 professores por dia. Com o chamamento, a rede municipal de Macaé ganhará 300 novos professores. De acordo com a secretária de Educação, Marilena Garcia, a intenção é melhor atender aos matriculados na rede municipal de ensino.
- Com a chegada dos novos profissionais haverá um maior reforço na qualidade do ensino municipal. A intenção é que, em breve, eles assumam as salas de aula das escolas situadas na Serra e área central do município - disse.
A secretária destacou ainda que os novos profissionais também serão beneficiados pelas ações que visam à valorização e contribuição para o processo ensino-aprendizagem. “Entre as vantagens, estão o reajuste nos vencimentos do professor por meio do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do Magistério (PCCV), além do incentivo permanente à formação continuada dos profissionais da rede municipal”, pontua Marilena.
Satisfeito com a aprovação, o pedagogo Jovenito Carvalho Tavares está se preparando para a posse no próximo dia 15. “Estou feliz, esta é mais uma conquista profissional e pessoal. Amo a Educação e me sinto honrado em fazer parte do quadro da Prefeitura de Macaé”, diz.
O concurso público do magistério municipal foi direcionado aos cargos de professor de Espanhol, Educação Infantil e Ensino Fundamental (primeiro segmento). Foram abertas vagas para o cargo de Professor A, cujo vencimento base para o profissional aprovado chega a R$ 1.247,69 para carga horária semanal de 22 horas e meia, e para professores C de Espanhol, em que o vencimento base chega a R$ 2.367,82 para 20 horas de carga horária semanal.
Antes da convocação, os aprovados tiveram que comprovar os requisitos para o cargo de Professor A, que são Curso Normal de nível Médio ou curso Normal Superior com Licenciatura Plena em Magistério para Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, ou ainda, Licenciatura Plena em Pedagogia com habilitação em Magistério para Educação Infantil e as séries iniciais do Ensino Fundamental. Já para os professores C de Espanhol, os requisitos são curso de nível Superior e Licenciatura Plena na disciplina.
O magistério municipal também realizou, no final do ano de 2009, outro concurso em que foram abertas vagas para professores de Ciências, Educação Física, Artística, Geografia, História, Inglês, Matemática e Português, na categoria C de nível superior, além de vagas para orientador Pedagógico, Educacional e supervisor Educacional.