A prefeitura de Macaé, através da secretaria municipal de Obras, está realizando a terraplanagem de uma ampla área, no centro do bairro Mirante da Lagoa, para construção de praça e área de lazer. A prefeitura investe no bairro, situado na zona sul da cidade, um milhão e 450 mil reais. As obras foram solicitadas há muito tempo pelos moradores e, agora, a reivindicação está sendo atendida pelo prefeito Riverton Mussi.
Na área, com cinco mil metros quadrados, serão construídos, além da praça e área de lazer, quiosques, quadra poliesportiva, banheiros e um centro comunitário. Toda a área será urbanizada, com meio fio, passeio, pavimentação, iluminação moderna e contará com drenagem de águas pluviais e esgotamento sanitário.
O projeto prevê a construção de uma cascata, um lago e de uma Estação de Tratamento de reuso das águas pluviais, com coleta da água da chuva. Segundo o secretário de Obras, Tadeu Campos, serão construídas pontes de madeira tratada, utilizando eucalipto (material que também será empregado nos brinquedos do playground), bancos, portas, pois a idéia é que o espaço seja voltado para a ecologia e preservação ambiental. O prazo de construção é de seis meses e as obras beneficiarão os cerca de três mil moradores do bairro.
Segundo informações da Semob, além da praça, já está em fase de licitação a pavimentação total do Mirante da Lagoa, com utilização de asfalto, e complementação da rede de esgoto, que será interligada à ETE a ser construída pela prefeitura na Fazenda Mutum. Essa ETE vai tratar também todo esgoto das empresas localizadas na Fazenda Mutum, do novo loteamento Guanabara e dos futuros empreendimentos na área. “A ETE terá capacidade para tratar o esgoto para atender a uma população de até 15 mil habitantes e já está sendo licitada, com previsão de serem iniciadas as obras de até 60 dias”, informou Tadeu Campos.