logo

Praça recebe visita técnica para iniciar revitalização

09/04/2022 10:22:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Maurício Porão

Washington Luiz, no Centro, será contemplada com programa Laboratório de Cidades Criativas

Para iniciar os trabalhos de revitalização da Praça Washington Luiz, que faz parte do programa “Laboratório de Cidades Criativas”, foi realizada, nesta sexta-feira (8), uma visita técnica ao espaço, no Centro. As ações são uma parceria do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Enel Brasil, Quitanda Soluções Criativas e Prefeitura de Macaé. A intervenção contará com técnicas de retrofit, modernização espacial realizada no local sem retirar seus elementos originais históricos e arquitetônicos, além de urbanismo tático e novos mobiliários funcionais.

O secretário municipal de Cultura, Leandro Mussi, destacou que Macaé será a primeira das cinco cidades do estado que irão receber o programa. “A proposta é que as entregas aconteçam até agosto e toda a população poderá contar com um novo espaço urbanístico. Será uma praça com intervenções artísticas, mais criativa e funcional”, acrescentou o secretário.

O representante do programa Laboratório de Cidades Criativas, Caique Torrezão, afirmou que o objetivo é despertar o interesse dos cidadãos na ocupação de espaços interativos. “O programa vai reestruturar praças públicas de cinco cidades, mas sem tirar os elementos originais históricos e arquitetônicos. Além de Macaé, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Rio Bonito e São João da Barra também terão suas praças incluídas no ‘Cidades Criativas’”, disse.

Os recursos do programa são oriundos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – mecanismo de fomento que dispõe sobre concessão de benefício fiscal para realização de projetos culturais. Neste caso, a Enel é a patrocinadora do projeto.

“No último mês, estivemos com a secretária estadual de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, quando recebemos o certificado que atestou a escolha de Macaé para participação no programa. Nessa visita a Macaé, já estamos identificando as necessidades técnicas para concretizar a parceria”, frisou Leandro.

A visita contou com a participação de representantes das Secretarias de Cultura, Obras e Mobilidade Urbana.


Fotos Relacionadas