logo

Praça Washington Luiz ganhará revitalização artística

08/06/2022 16:26:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Moisés Bruno

Prefeito Welberth Rezende visita as ações, que estão em fase final

O colorido já está tomando conta da Praça Washington Luiz, no Centro. O espaço está sendo revitalizado pelo programa “Laboratório de Cidades Criativas”, uma parceria do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Enel Brasil, Quitanda Soluções Criativas e Prefeitura de Macaé. A intervenção recebe técnicas de retrofit, modernização espacial realizada no local sem retirar seus elementos originais históricos e arquitetônicos, além de urbanismo tático e novos mobiliários funcionais.

O prefeito Welberth Rezende visitou o local nesta quarta-feira (8) e destacou a importância da praça receber essa revitalização. “Uma parceria com o governo do estado colocou Macaé como a primeira cidade a receber essa obra de arte. A Praça Washington Luiz se transformou em uma tela, despertando a imaginação e colocando a tinta em diversos pontos desse espaço. Como artista plástico, fico muito feliz com esse projeto. É mais uma ação para fazer a cultura acontecer através da arte”, disse o prefeito.

O secretário de Cultura, Leandro Mussi, pontuou que os trabalhos já estão em fase de finalização. “A proposta é fazer essa entrega, em breve, para toda a população. Será um novo espaço urbanístico, com intervenções artísticas, mais criativa e funcional”, acrescentou o secretário.

O representante do programa Laboratório de Cidades Criativas, Caique Torrezão, afirmou que o objetivo é despertar o interesse dos cidadãos na ocupação de espaços interativos. “É um projeto de urbanismo tático, que utiliza a arte como ferramenta de transformação para dar voz a história e a cultura das cidades. A ideia é que a população de Macaé frequente, cada vez mais, esses espaços públicos, promovendo o pertencimento por meio da arte”, disse.

Os recursos do programa são oriundos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – mecanismo de fomento que dispõe sobre concessão de benefício fiscal para realização de projetos culturais. Neste caso, a Enel é a patrocinadora do projeto.

A visita contou com a participação dos secretários de Cultura, Leandro Mussi; de Infraestrutura, Santiago Borges; de Obras, Felipe Bastos; de Esportes, Marvel Maillet.


Fotos Relacionadas